SEMANA CULTURAL DAS VELAS CELEBRA GEMINAÇÕES E HOMENAGEIA FIGURAS MARCANTES DA ILHA

A 36.ª edição da Semana Cultural das Velas decorre até domingo, na vila de Velas, em São Jorge, naquele que é o primeiro grande festival de verão das Ilhas do Triângulo (São Jorge, Pico e Faial). O evento, sob o tema “Geminações, Velas Abertas ao Mundo”, conta com um programa diversificado que conjuga cultura, música e homenagens a personalidades e instituições de destaque da ilha.

Organizada pela Associação Cultural das Velas, em parceria com o Município de Velas, esta edição é especialmente simbólica por ser a última a ser concretizada pelo atual Presidente da Câmara, Luís Silveira, no exercício das suas funções. Em discurso proferido na sessão solene de abertura, o autarca sublinhou a importância do evento como dinamizador da economia local e da identidade cultural da ilha, referindo que procurou sempre um caminho de “proximidade, entendimento, amizade e gratidão”.

Segundo nota de imprensa ontem divulgada pelo Gabinete de Comunicação e Design do Município de Velas, Silveira agradeceu emocionado a todos os que contribuíram para o sucesso do festival ao longo dos últimos 12 anos, sublinhando que deixa “umas Velas Abertas ao Mundo”, não apenas pelas geminações formais, mas também pela hospitalidade do povo jorgense.

A sessão de abertura, que decorreu terça-feira, 01, contou com a presença do Presidente do Município do Porto Santo, Nuno Batista, representando simbolicamente a primeira geminação das Velas, firmada há 33 anos.

No âmbito da cerimónia, foram atribuídas Medalhas de Prata do Município a quatro entidades e personalidades que se destacaram pelo seu contributo para o desenvolvimento do concelho e da ilha: a Associação Cultural das Velas, a Associação para o Desenvolvimento da Ilha de São Jorge (ADISJ), o Dr. Rui Bettencourt e o Chef José Maria Moreira.

A Associação Cultural das Velas foi distinguida pelo seu papel na promoção da cultura e tradições locais, enquanto a ADISJ foi reconhecida pela sua intervenção em áreas como o ensino profissional, a saúde animal e a valorização do artesanato. O Dr. Rui Bettencourt foi homenageado pelo seu papel determinante na instalação de um equipamento de TAC na ilha, e o Chef José Maria Moreira pelo seu trabalho na divulgação da gastronomia jorgense, em particular do Queijo São Jorge DOP.

O primeiro dia do certame incluiu a inauguração da exposição “Uma Década de Semana Cultural”, da Expo Açores Artesanato e do Quiosque do Triângulo, bem como um festival de folclore com grupos das três ilhas do Triângulo. O ponto alto da noite foi a atuação da fadista Mariza no Palco dos Pescadores.

A Semana Cultural das Velas prossegue até domingo, 6 de julho, e depois da atuação ontem do artista Toy, contará com atuações de artistas como Tributo, GNTK, Pedro Abrunhosa, Gabriel o Pensador, Sara Correia, a dupla Mete Cá Sets e a DJ Zanova.

O evento continua a afirmar-se como um dos maiores momentos culturais do verão açoriano, promovendo não apenas o convívio entre ilhéus e visitantes, mas também a valorização do que é “da Nossa Terra”, como destacou a nota de imprensa municipal.

© CMV | Fotos: CMV | PE