
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu ontem à cerimónia de inauguração da empreitada de reabilitação do Porto Comercial de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, uma obra motivada pelos danos provocados pela passagem do furacão Lorenzo, em 2019. Com um investimento total de 22.169.300 euros, a intervenção foi cofinanciada pelos programas comunitários Compete2020 e Sustentável2030 e procurou não apenas reparar os estragos, mas também aumentar a resiliência e funcionalidade da infraestrutura portuária.
“Estamos a transformar uma adversidade numa oportunidade, com uma intervenção que vai além da reparação, consolidando condições de operacionalidade, segurança e resiliência”, afirmou José Manuel Bolieiro durante a cerimónia, que integrou a visita estatutária do executivo regional à ilha. O Presidente do Governo fez ainda questão de enaltecer “o compromisso estratégico do Governo dos Açores com a proteção e modernização das infraestruturas da Região”, realçando que “as infraestruturas estão sujeitas a desgaste acelerado e cabe ao executivo agir com planeamento e reagir perante imprevistos”.
Segundo informação constante na nota de imprensa divulgada pela Presidência do Governo Regional, a empreitada incluiu intervenções estruturais como a reparação do manto de proteção da cabeça e do molhe, a repavimentação da plataforma do cais, e a reabilitação de diversas infraestruturas danificadas. Entre as soluções técnicas adotadas, destacam-se o reforço com tetrápodes e Antiferes, a execução de uma nova laje em betão armado, e a construção de um novo edifício de apoio às operações portuárias, que acolherá os serviços administrativos da Portos dos Açores, S.A.
A obra foi executada pelo consórcio Sacyr Somague / AFA Vias / AFA Vias Açores, com projeto da Consulmar e fiscalização da Norma Açores. O investimento, considerado estratégico pelo executivo, está alinhado com os compromissos definidos no Programa do Governo.
“Hoje, com dificuldades superadas, descerramos esta placa com satisfação e confiança no futuro”, concluiu José Manuel Bolieiro, numa cerimónia marcada por forte simbolismo institucional, onde estiveram presentes diversas entidades regionais e locais.
Entre os participantes destacaram-se a Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral; a Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, Bárbara Chaves; o Diretor Regional da Mobilidade, Francisco Bettencourt; a Presidente do Conselho de Administração da Portos dos Açores, Sancha Costa Santos; o Presidente da Junta de Freguesia de Vila do Porto, Eduardo Cambraia; e os administradores da Portos dos Açores, Filipe Mendonça e Paulo Luís.
O Presidente do Governo Regional aproveitou ainda o momento para recordar o impacto do furacão Lorenzo e sublinhar o papel da solidariedade nacional, do apoio do Governo da República e dos fundos europeus na concretização de uma obra “longa e exigente”, mas fundamental para garantir a segurança das operações portuárias e promover a coesão territorial da ilha de Santa Maria.
© GRA | Foto: JF | PE
