
A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, afirmou que a Ribeira Grande “desempenha um papel ativo na dinamização da economia regional” e representa “um território fértil à iniciativa empresarial e à criação de emprego qualificado”. A declaração foi feita na passada segunda-feira à noite, durante a sessão solene do 44.º aniversário da elevação da Ribeira Grande a cidade, em representação do Presidente do Governo dos Açores.
Segundo nota de imprensa divulgada terça-feira, 1 de julho, pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, a governante destacou a capacidade do concelho em articular os setores tradicionais com os “novos desafios da transição energética, da economia verde e da digitalização”, reforçando, assim, a competitividade local.
“O Turismo, por seu turno, enquanto eixo estruturante de desenvolvimento regional, está em franco desenvolvimento e apresenta-se com enorme potencial, onde a identidade se junta à autenticidade e o empreendedorismo se envolve com a inovação”, afirmou.
Berta Cabral elogiou ainda a diversidade de recursos naturais e culturais da Ribeira Grande, desde o surf e o chá às paisagens, trilhos pedestres e termalismo. Sublinhou também a relevância dos festivais e tradições locais como o “Cantar às Estrelas”, as “Cavalhadas de São Pedro” e a “Feira Quinhentista”, e o papel do centro de arte contemporânea Arquipélago, que considerou um dos “mais emblemáticos equipamentos públicos regionais”.

Na vertente das infraestruturas, a governante realçou três projetos prioritários para o Governo dos Açores no concelho: a requalificação da frente mar da cidade — “um projeto inovador”, contratualizado ao abrigo do ARAAL — que permitirá novos arruamentos e uma nova relação entre a cidade e o mar; a intervenção de estabilização da falésia na freguesia das Calhetas, classificada como “urgente e tecnicamente complexa”; e a reabilitação do Porto de Santa Iria, na Ribeirinha, cujo processo de expropriações está atualmente em curso.
“Estas três evidências são, desde a primeira hora, prioridades para o Governo dos Açores numa contínua aposta em ações e infraestruturas que promovam o bem-estar, a segurança e a mobilidade sustentável dos ribeiragrandenses”, afirmou Berta Cabral.
Referindo-se ao compromisso do executivo regional com a coesão territorial e social, a secretária regional declarou que essa é a base do modelo de desenvolvimento defendido para todos os concelhos dos Açores.
A governante concluiu com uma palavra de reconhecimento aos autarcas de freguesia e homenageados presentes na cerimónia, elogiando a sua proximidade com as populações e a capacidade de resposta às necessidades locais.
“A Ribeira Grande continuará a ser um exemplo regional de participação cívica, de inovação social, de cultura viva, de economia com rosto humano e de turismo com autenticidade”, concluiu.
© GRA | Fotos: SRTMI | PE
