BINTER INAUGURA ROTA DIRETA ENTRE TENERIFE E PONTA DELGADA COM BOAS PERSPETIVAS DE CONSOLIDAÇÃO

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, congratulou-se com o voo inaugural da nova rota da companhia aérea Binter, que liga, desde esta terça-feira, 1 de julho, Tenerife Norte (Aeroporto de Los Rodeos), nas Canárias, a Ponta Delgada (Aeroporto João Paulo II), em São Miguel, Açores.

Segundo nota de imprensa divulgada terça-feira pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, a nova rota irá operar semanalmente, às terças-feiras, até 21 de outubro, totalizando 17 voos. A ligação é assegurada por um avião Embraer E195-E2, com capacidade para 132 passageiros. O voo tem uma duração aproximada de duas horas e trinta minutos.

Presente no Aeroporto João Paulo II para assinalar a chegada do voo inaugural, Berta Cabral destacou que a decisão da Binter em abrir esta nova rota é “sinal de que a ligação entre a Gran Canária e Ponta Delgada, que existe há já alguns anos, correu de acordo com as expetativas da companhia aérea canarina”.

A governante revelou ainda que a operação teve um arranque promissor, com “uma taxa de ocupação muito boa – acima de 73% de lá para cá e 80% de cá para lá”, sublinhando que “todas as rotas começam com segurança, por forma a consolidar mais esta ligação”.

Berta Cabral expressou o desejo de que a nova rota se afirme de forma sustentável, destacando os laços históricos e culturais entre os dois arquipélagos: “Há muita afinidade entre os Açores e as Canárias, como entre Portugal e Espanha. Neste momento, a Espanha é o nosso terceiro mercado emissor e julgo que esta nova rota será mais uma a fazer parte da grande conetividade existente entre os dois países ibéricos”.

Durante a receção aos passageiros do voo inaugural, a secretária regional assinalou que alguns dos visitantes se encontram nos Açores pela segunda vez com o objetivo de explorar novas ilhas, o que considera “um reflexo do potencial que o destino Açores tem em proporcionar experiências diversificadas”.

Nesse sentido, reforçou que a grande vantagem do arquipélago reside precisamente na sua multiplicidade de ofertas: “É apelativo para quem nos visita conhecer várias experiências e várias realidades, ao mesmo tempo que os Açores têm uma maior dispersão dos fluxos turísticos por todas as ilhas, o que é muito importante, quer seja na época baixa, quer seja na época alta”.

Com esta nova ligação, são já 14 as companhias aéreas a operar para Ponta Delgada, a partir de 30 destinos distintos. De acordo com Berta Cabral, a estratégia regional de expansão da conectividade aérea está a dar frutos: “Temos vindo a consolidar, de ano para ano, o destino Açores com novas rotas. Este ano, temos mais três novas rotas, de Dusseldorf e Tenerife para Ponta Delgada e de Zurique para a ilha Terceira”.

A nova rota entre Tenerife e Ponta Delgada representa mais um passo na afirmação internacional dos Açores como destino turístico de excelência, com uma oferta diversificada, sustentável e acessível durante todo o ano.

© GRA | Foto: SRTMI | PE