LAJES DO PICO CELEBRA 524 ANOS COM BALANÇO DE MANDATO E APELO À COESÃO PARA O FUTURO

O Município das Lajes do Pico assinalou, no passado sábado, 29 de junho, o seu Feriado Municipal com a Sessão Solene Comemorativa dos 524 anos da constituição do concelho. A cerimónia, marcada por um forte simbolismo histórico e identitário, decorreu no novo Salão Nobre da Câmara Municipal, recentemente inaugurado, no âmbito das obras de reabilitação do antigo Convento, que incluem também um novo acesso ao edifício, garantindo acessibilidade universal.

Segundo nota divulgada nas redes sociais pela autarquia, hoje consultada pelo Praia Expresso, a Presidente da Câmara Municipal, Ana Brum, destacou a importância deste investimento para o concelho: “Este investimento dignifica o Município das Lajes e potencia uma das principais referências do nosso património histórico edificado”.

No seu discurso, a autarca sublinhou o significado do 29 de junho — Dia do Concelho e do padroeiro São Pedro — como momento de homenagem às gerações que contribuíram para a construção de uma comunidade “íntegra, com valores que ainda hoje inspiram o presente e orientam o futuro”. Ana Brum classificou o percurso do concelho como “um trajeto contínuo de coragem, de resiliência a adversidades e de paixão pela sua Terra”.

Face aos atuais desafios, como o despovoamento e a pressão sobre os serviços públicos, a Presidente reafirmou o compromisso do executivo municipal em construir “um concelho com futuro, onde todos têm lugar”, apelando à “união de esforços e à cooperação ativa entre Câmara, Governo Regional, Empresas, IPSS e Sociedade Civil”.

Na sessão, Ana Brum fez um balanço do trabalho desenvolvido entre 2021 e 2025, destacando um conjunto expressivo de investimentos municipais: 3 milhões de euros na estratégia habitacional, outros 3 milhões na criação de 32 lotes empresariais, mais de 2 milhões na reabilitação do património, 1 milhão na proteção civil e combate às alterações climáticas, e mais de 1 milhão para cultura e desporto. Foram ainda referidos 750 mil euros em espaços verdes e lazer, meio milhão na reabilitação de escolas e 1,2 milhões em pavimentação de estradas, além de dezenas de projetos sociais intergeracionais.

“O nosso lema tem sido desde o início ‘fazer sempre mais e melhor em prol da qualidade de vida da nossa gente’”, afirmou a Presidente, sublinhando também a apresentação de mais de 30 candidaturas a programas de financiamento como o PO 2030, PRORURAL, ECOTUR, ERSARA e DRC.

Ana Brum dirigiu ainda ao Governo Regional dos Açores um conjunto de reivindicações consideradas prioritárias, incluindo a reabilitação do antigo centro de saúde, novas valências para a infância, a construção do novo Centro de Saúde — para o qual o terreno já foi doado pelo município —, e a qualificação das infraestruturas portuárias e agrícolas.

A Sessão Solene foi também palco da entrega de prémios da 5.ª Edição do Prémio Nacional de Composição Coral Manuel Emílio Porto. Na categoria de Coro Misto, venceu a obra “Aprendei de Mim”, de Tiago Varela Santiago Lopes, e foi atribuída Menção Honrosa a “Louco”, de Cláudio José Martins Parauta. Na categoria de Vozes Brancas, o primeiro prémio foi para “Outonal”, de Miguel Alexandre de Faria Jesus, com Menção Honrosa para “Rumo ao Divino no Mar do Pico”, de Jorge Guilherme Conceição Domingues.

Durante a cerimónia, foram ainda homenageados quatro colaboradores municipais pelos seus anos de dedicação ao serviço público. A Presidente dirigiu-lhes palavras de agradecimento e destacou o seu contributo para a melhoria contínua dos serviços municipais: “O vosso trabalho faz a diferença na vida dos nossos concidadãos.”

A encerrar a sessão, Ana Brum apelou à continuidade do trabalho conjunto em prol da comunidade: “Vamos continuar a construir um concelho com futuro, onde vale a pena viver.”

© CMLP | Foto: CMLP | PE