TURISMO E GASTRONOMIA: GOVERNO DOS AÇORES DESTACA FORMAÇÃO COMO MOTOR DE DESENVOLVIMENTO

A Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, participou na apresentação da segunda edição do “Week Food Lab”, evento que alia gastronomia, turismo e formação e que terá lugar entre os dias 27 de outubro e 1 de novembro, no Pavilhão do Mar, em Ponta Delgada.

Segundo nota de imprensa divulgada, esta segunda-feira, 30 de junho, pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, o “Week Food Lab”, promovido pela AVEA — Associação para a Valorização Económica dos Açores, é um evento “estratégico para a valorização dos recursos humanos” e visa a promoção da identidade gastronómica dos Açores, aliando produtos endógenos, prática gastronómica e formação especializada, incluindo workshops, visitas a produtores locais e uma conferência dedicada ao tema da qualificação.

Na ocasião, Maria João Carreiro destacou o papel da formação como pilar essencial para o desenvolvimento do turismo na Região, reforçando que o setor representa atualmente “oportunidades de emprego e de carreira” para jovens e adultos. “O turismo está a crescer nos Açores e com esse crescimento estão a surgir oportunidades de formação e qualificação nas Escolas Profissionais e Entidades Formadoras Certificadas”, afirmou a governante, sublinhando que estas oportunidades se destinam não só a jovens em idade escolar, mas também a adultos desempregados ou em processo de reconversão profissional.

De acordo com a mesma nota, para o ano letivo 2025/2026 estão previstas 15 novas ofertas formativas nas áreas da hotelaria, restauração, turismo e lazer, correspondendo a mais de 300 vagas nas Escolas Profissionais da Região.

Desde 2021, os Centros de Qualificação e Emprego dos Açores receberam 3.593 ofertas de emprego nas áreas do turismo, restauração e hotelaria, para um total de 3.878 postos de trabalho. Destas, 91% foram satisfeitas, um dado que, segundo Maria João Carreiro, demonstra a crescente procura por profissionais qualificados nestes setores. “O talento dos trabalhadores diferencia e qualifica o turismo na Região. Trata-se de um contributo determinante para criar valor nas empresas e na economia que deve ser reconhecido”, frisou.

A governante salientou ainda a importância de “dignificar as profissões do turismo”, reforçando a necessidade de investir na valorização dos trabalhadores, através da formação, da estabilidade contratual e de melhores rendimentos, uma linha estratégica que o Governo dos Açores tem vindo a seguir com medidas de apoio à qualificação e à contratação estável.

O evento “Week Food Lab” contará, uma vez mais, com a presença de formandos açorianos que irão trabalhar lado a lado com chefs nacionais e internacionais distinguidos com Estrelas Michelin, numa iniciativa que pretende, segundo a Secretária Regional, “criar oportunidades, estimular a economia circular e projetar uma imagem mais forte do setor empresarial açoriano”.

A AVEA foi também felicitada pelo formato inovador do evento, que articula a promoção dos produtos locais com a qualificação de recursos humanos, contribuindo para a sustentabilidade e competitividade do setor turístico regional.

O “Week Food Lab” é apontado pelo Governo Regional como uma “alavanca estratégica” para a economia e identidade dos Açores.

© GRA | Foto: SRJHE | PE