
O presidente do Grupo Parlamentar do PSD/Açores, João Bruto da Costa, destacou esta terça-feira, 1 de julho, a cooperação entre o Governo Regional, liderado por José Manuel Bolieiro, e os municípios açorianos, apontando o Poder Local como “parceiro estratégico” no desenvolvimento das ilhas. A posição foi transmitida no arranque das jornadas parlamentares do partido, que decorrem até quinta-feira na ilha Graciosa.
Em declarações aos jornalistas após uma reunião com o executivo da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, João Bruto da Costa sublinhou que “é lema e também motivação da atual governação ver o Poder Local como parceiros estratégicos para servir melhor os açorianos”. O deputado social-democrata contrastou esta postura com a de anteriores executivos regionais, afirmando que tal cooperação “não sucedia anteriormente com os governos socialistas”.
Segundo a nota de imprensa hoje divulgada pelo PSD/Açores, João Bruto da Costa salientou que o atual relacionamento institucional entre o Governo Regional e a autarquia da Graciosa “revela-se profícuo na resolução de alguns desafios”, apesar de reconhecer que há ainda trabalho por fazer, nomeadamente ao nível da demografia e dos transportes, questões que classificou como “motivo para um trabalho de atenção e de conjunto entre o Governo Regional e o Município”.
O líder parlamentar referiu uma “diferença abissal” entre o modelo de relacionamento atual e o que vigorava antes de José Manuel Bolieiro assumir a presidência do Governo Regional. “Há um esforço de todos na resolução de problemas que em alturas de maior pressão, quer nos transportes aéreos, quer no transporte de mercadorias e marítimos, quer na exportação de produtos, quer na mobilidade dos passageiros, com vista a corresponder às aspirações dos graciosenses”, afirmou.
Um dos temas em destaque durante a reunião foi o lançamento do concurso para a construção da Marina da Barra, obra que João Bruto da Costa considerou ser “a maior de sempre, em termos de volume financeiro, da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa”. “Será uma obra que os graciosenses ambicionavam há muitos anos e que finalmente vão ter o seu concurso lançado”, concluiu o deputado.
As jornadas parlamentares do PSD/Açores prosseguem até dia 4 de julho na ilha Graciosa, com um programa que inclui visitas a instituições locais, reuniões com entidades e debates sobre os principais desafios da ilha.
© PSD/A | Foto: PSD/A | PE
