
A Câmara Municipal de Vila do Porto associou-se às comemorações do Dia Mundial da Consciencialização da Violência Contra a Pessoa Idosa, promovendo uma ação de sensibilização no passado dia 15 de junho, na Avenida de Santa Maria. A iniciativa, divulgada nas redes sociais da autarquia na sexta-feira, 27 de junho, decorreu sob o mote “STOP à Violência contra a pessoa Idosa”, envolvendo vários seniores do Clube 60+ e a colaboração da Polícia de Segurança Pública (PSP).
Organizada a convite do Pólo Local de Prevenção e Combate à Violência Doméstica, a atividade consistiu numa operação STOP simbólica, durante a qual foram distribuídos panfletos informativos aos automobilistas e transeuntes. O objetivo foi alertar a comunidade para os maus-tratos contra pessoas idosas, promovendo o respeito, a inclusão e a dignidade na terceira idade.
De acordo com a nota publicada pela autarquia, esta ação teve como principais metas “sensibilizar o público em geral para os maus-tratos contra a pessoa idosa, eliminar os preconceitos e marginalização das pessoas idosas e ainda envolver pessoas idosas na quebra destes estereótipos/preconceitos”.
A participação ativa dos seniores do Clube 60+ foi destacada como um contributo essencial para a mensagem da campanha, reforçando o papel das próprias pessoas idosas como agentes de mudança e consciencialização.
Esta iniciativa insere-se num conjunto de ações desenvolvidas no concelho com vista à promoção do envelhecimento ativo, da cidadania sénior e da proteção dos direitos humanos em todas as idades.
© CMVP | Foto: CMVP | PE
