
O grupo Contos de Rei, em representação do Município da Praia da Vitória, alcançou o segundo lugar no Festival Nacional da Canção Rural, que decorreu no sábado, 28 de junho, em Borba, no distrito de Évora. A informação foi divulgada este domingo, 29 de junho, pela Câmara Municipal da Praia da Vitória, através das redes sociais.
O duo, composto por Ricardo Mourão e Pedro Machado, apresentou o tema original “Amor de Lava e Vinho”, da sua autoria, tanto na letra como na música. A participação contou com a presença da vereadora Paula Sousa, em representação da autarquia.
Integrada numa parceria entre a Câmara Municipal da Praia da Vitória, a GRATER (Associação de Desenvolvimento Regional) e a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, a presença açoriana neste certame foi reforçada pela atuação da dupla João da Ilha e Evandro Meneses, representantes de Angra do Heroísmo, que concorreram com o tema “A Casta do Benquerer”, tendo conquistado o prémio de Melhor Letra.
Segundo a nota da autarquia praiense, o Festival Nacional da Canção Rural, promovido pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), tem como objetivo “incentivar a criação de obras literário-musicais com acompanhamento vocal, cujas letras abordem temáticas que valorizem a identidade local e o património imaterial das comunidades no espaço rural”.
A edição de 2025 do festival contou com 14 projetos musicais oriundos de diversos municípios do continente e das ilhas, nomeadamente Alenquer, Angra do Heroísmo, Arcos de Valdevez, Barcelos, Beja, Borba, Cantanhede, Castelo Branco, Chamusca, Mealhada, Palmela, Praia da Vitória, Rio Maior e Viana do Castelo.
O reconhecimento obtido pelos artistas açorianos neste certame nacional vem, segundo a autarquia, reforçar a importância de promover e valorizar a cultura local, através da música e da expressão artística ligada ao território.
© CMPV | Foto: CMPV | PE
