AUTÁRQUICAS 2025: PSD/AÇORES CONFIRMA LUÍSA BARCELOS E VÂNIA FERREIRA COMO CANDIDATAS A ANGRA E PRAIA

O Partido Social Democrata dos Açores (PSD/Açores) confirmou este sábado, em conferência de imprensa, os nomes dos candidatos às eleições autárquicas de 2025 em 17 dos 19 concelhos do arquipélago, incluindo Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, confirmando assim os nomes que já circulavam como fortes possibilidades: Luísa Barcelos e Vânia Ferreira, respetivamente.

De acordo com a nota de imprensa divulgada este sábado, 28 de junho, pela estrutura regional do partido, o presidente do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, afirmou que o objetivo para este ciclo eleitoral é claro: “voltar a vencer”, com o intuito de liderar a maioria das Câmaras e Assembleias Municipais, bem como a maioria das Assembleias de Freguesia da Região.

“O processo de escolha dos candidatos do PSD/Açores foi amplamente participado, envolvendo as estruturas concelhias e de ilha”, destacou Bolieiro, sublinhando que os nomes agora homologados reúnem “qualidade, desempenho pessoal e político”.

Entre os nomes agora oficialmente apresentados destacam-se Luísa Barcelos, candidata à Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, e Vânia Ferreira, candidata à Câmara Municipal da Praia da Vitória, confirmando rumores que vinham sendo apontados nos meios locais nos últimos meses.

Pedro Nascimento Cabral recandidata-se em Ponta Delgada e Jaime Vieira mantém-se na corrida pela Ribeira Grande. Na ilha de São Miguel, foram ainda homologados os nomes de Eugénia Leal (Vila Franca do Campo), Ruben Cabral (Lagoa), Francisco Gaspar (Povoação) e António Miguel Soares (Nordeste). Para a ilha de Santa Maria, o candidato será Daniel Gonçalves, enquanto na Graciosa será António Reis.

O PSD/Açores mantém o apoio ao candidato do CDS-PP à Câmara Municipal de Velas, no âmbito da coligação de governação regional, e anunciou que apresentará uma candidatura própria na Vila do Corvo, cujo nome será divulgado mais tarde.

Outros nomes apresentados incluem António Viegas (Calheta), Catarina Manito (Madalena), Luís Filipe Silva (São Roque do Pico), Nuno Monteiro (Lajes do Pico), Carlos Ferreira (Horta), Daniel Miranda (Santa Cruz das Flores) e Bruno Gonçalves (Lajes das Flores).

O presidente do PSD/Açores reafirmou ainda que as autarquias são “parceiros estratégicos do desenvolvimento regional” e que a cooperação entre Governo e Poder Local tem sido fortalecida por um regime legal que assegura “certeza, previsibilidade e equidade” no apoio financeiro.

Bolieiro lembrou os resultados de 2021, quando o partido — sozinho ou em coligação com CDS-PP e PPM — venceu com 44,7% dos votos, passando a liderar oito câmaras municipais e 73 assembleias de freguesia. Com confiança renovada, afirmou que o partido está preparado para enfrentar o novo desafio eleitoral com “ambição, estratégia e compromisso com as populações açorianas”.

© PSD/A | Fotos: PSD/A | PE