
A Câmara Municipal de Lagoa, na ilha de São Miguel, anunciou quinta-feira, 26 de junho, a intenção de expandir o projeto “A Avó Veio Trabalhar”, um programa de cocriação artesanal destinado à população com mais de 50 anos. A informação foi avançada em nota de imprensa da autarquia, na sequência de uma visita do Presidente da Câmara, Frederico Sousa, ao grupo de avós atualmente envolvidas na iniciativa.
Com cerca de 25 participantes lagoenses, o projeto tem como objetivo principal promover o envelhecimento ativo, a inclusão intergeracional e o combate à solidão, através de oficinas criativas que combinam os lavores tradicionais com novas tendências artísticas.
“Com este projeto social e criativo, estamos a promover um envelhecimento ativo da população sénior do concelho, mas também, a inclusão intergeracional e o combate à solidão, com momentos de aprendizagem e de convívio, em prol do bem-estar físico e mental das avós”, afirmou Frederico Sousa, citado na nota de imprensa.
Mais do que uma simples oficina, “A Avó Veio Trabalhar” tem-se afirmado como um espaço de encontro, partilha de saberes e valorização da experiência sénior. Segundo a autarquia, o sucesso e a procura crescente motivaram a decisão de alargar o projeto a mais interessados.
O programa já conta com um conjunto alargado de parcerias, tanto a nível nacional como internacional. Destacam-se colaborações com o Centro de Apoio e Design dos Açores (CADA), a marca de roupa infantil Wolf & Rita, o coletivo Depozito, a organização SPIRA (responsável pela Bienal Artes & Ofícios), a TAP (que cedeu milhas), a empresa CAS TRIPS (com workshops para jovens internacionais), o centro comercial Parque Atlântico, e meios de comunicação como a SIC e a revista Time Out.
Os produtos desenvolvidos pelas avós lagoenses estão atualmente disponíveis em sete pontos de venda em Portugal e em dois internacionais, no Japão e na Suíça.
A Câmara Municipal de Lagoa convida todas as mulheres interessadas em integrar esta comunidade criativa a contactarem a autarquia, através do número 296 960 600.
© CML | Foto: CML | PE
