OTLJ 2025 COLOCA CERCA DE DOIS MIL JOVENS AÇORIANOS EM PROGRAMAS DE VERÃO

Cerca de dois mil jovens açorianos com candidaturas aprovadas ao OTLJ – Programa de Ocupação dos Tempos Livres dos Jovens foram já colocados num dos três subprogramas disponíveis em 2025: “Ocupação em Férias”, “Jovens Ativos” e o recém-criado “Verão em Ocupação”. A informação foi avançada esta quarta-feira, 25 de junho, pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, em nota de imprensa oficial.

As colocações podem ser consultadas no portal da Juventude dos Açores (juventude.azores.gov.pt). Para os jovens que ainda não foram colocados, é possível indicar interesse junto de entidades com projetos aprovados, listadas igualmente no mesmo portal.

De acordo com a nota de imprensa, foram aprovados mais de 760 projetos em todas as ilhas do arquipélago, sendo 86% destinados ao subprograma “Ocupação em Férias”, o qual acolheu 93% dos jovens com candidaturas aprovadas ao OTLJ 2025. Este subprograma continua a ser o mais procurado, destinado a jovens entre os 14 e os 24 anos, com frequência mínima do 9.º ano de escolaridade.

Já o novo subprograma “Verão em Ocupação”, criado com o novo regulamento publicado em janeiro deste ano, posiciona-se como a segunda escolha mais popular entre os participantes, apesar de o número de projetos submetidos por entidades promotoras ainda ser inferior à procura. Das 145 candidaturas de jovens, 64 projetos foram aprovados, permitindo a colocação de mais de 60 jovens.

O “Verão em Ocupação” é dirigido a jovens dos 16 aos 24 anos, estudantes do ensino secundário ou superior, e permite o desenvolvimento de projetos em empresas privadas, entidades do setor social, comunicação social e cooperativas. Os participantes recebem uma bolsa de quatro euros por hora, podendo atingir um valor total de 560 euros por projeto, que decorre ao longo de 35 dias úteis, com um máximo de 20 horas semanais.

No caso do subprograma “Jovens Ativos”, vocacionado para jovens integrados em projetos promovidos por IPSS, 65 dos 72 candidatos com aprovação foram colocados, em 42 projetos distintos. Tal como o “Ocupação em Férias”, os projetos deste subprograma decorrem ao longo de 20 dias úteis, com um máximo de cinco horas diárias, sendo atribuída uma bolsa de três euros por hora, num total de até 207 euros mensais.

Segundo a mesma nota de imprensa, 95% dos jovens com candidaturas aprovadas ao OTLJ Verão 2025 conseguiram colocação num dos subprogramas escolhidos durante o período de candidatura, que decorreu entre 1 de março e 30 de abril. Desde 2023, mais de seis mil jovens açorianos participaram no programa, evidenciando, segundo o Governo Regional, o seu impacto positivo na ocupação das férias escolares com atividades formativas e socialmente úteis.

Durante a oficina de apresentação dos subprogramas às entidades promotoras, em fevereiro, a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, sublinhou o objetivo de “reforçar a atratividade deste programa quer para os jovens, quer para as entidades”, desafiando as mesmas a desenvolverem projetos que se alinhem com os interesses juvenis.

Sobre o novo subprograma “Verão em Ocupação”, Maria João Carreiro destacou que este veio permitir a participação de entidades anteriormente excluídas do universo OTLJ, promovendo “uma maior diversidade e abrangência de projetos de ocupação” e fortalecendo as ligações entre o meio juvenil e o tecido económico e social da Região Autónoma dos Açores.

© GRA | PE