NOVA LIGAÇÃO AÉREA ENTRE TERCEIRA E ZURIQUE REFORÇA ATRATIVIDADE DOS AÇORES NO TURISMO EUROPEU

Entrou hoje em operação a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique, na Suíça, operada pela companhia Edelweiss Air. O primeiro voo da nova rota trouxe 140 passageiros ao Aeroporto das Lajes, marcando o início de uma operação com frequência semanal, prevista até 10 de setembro.

A informação foi acançada pela Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, que, em nota de imprensa divulgada esta quarta-feira, congratula-se com a concretização desta nova ligação internacional, destacando o seu “sentido estratégico para os Açores”.

Para o Vice-Presidente do Governo Regional, Artur Lima, a nova rota “reforça o posicionamento da Região como destino atlântico atrativo para geografias de grande relevância, como a da Europa Central”. O governante sublinhou ainda os “impactos muito positivos” esperados para a economia local e regional, “particularmente no setor do turismo, a partir de um mercado com elevado poder de compra”.

Artur Lima frisou a importância de “valorizar este mercado e acolhê-lo bem para que se possa dar continuidade a este projeto que agora começa”, garantindo que “a Terceira tem todas as condições para o fazer”.

A possibilidade de prolongamento da ligação além do verão está em aberto, com o Vice-Presidente a indicar que poderá haver “um reforço no futuro, dependente da procura e performance comercial da operação”. A intenção, segundo Artur Lima, é que a ligação dure “até três anos”, estando já em curso negociações para garantir essa continuidade, bem como a “possibilidade de se garantir alguma frequência na época baixa”.

A inclusão da Terceira na rede de destinos da Edelweiss é, para o Governo Regional, uma demonstração do reconhecimento internacional da ilha. “Evidencia o trabalho desenvolvido na sua promoção e melhoria das suas ligações aéreas”, referiu o Vice-Presidente, acrescentando que “a Vice-Presidência do Governo está sempre ativa e vigilante nessa matéria”.

Artur Lima reiterou o compromisso do executivo regional em encontrar novas soluções de mobilidade aérea. “Temos de ir trabalhando em alternativas, não ficando dependentes de uma companhia. Estamos ainda a trabalhar com a TAP para concentrar em Lisboa ligações e articular voos para os Açores”, afirmou.

A rota Terceira-Zurique resulta de uma estratégia conjunta entre várias entidades, incluindo o Governo Regional dos Açores, a Aerogare Civil das Lajes e a Visit Azores, no âmbito da diversificação da oferta turística regional.

Com esta nova ligação, o Aeroporto das Lajes passa a contar com cinco voos internacionais regulares, incluindo destinos como São Francisco, Nova Iorque e Boston (EUA), e Toronto (Canadá).

© GRA | Foto: VPGRA | PE