
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, prestou homenagem aos profissionais do Hospital CUF Açores, numa cerimónia que decorreu esta segunda-feira, 23 de junho, em reconhecimento pelo apoio prestado ao Serviço Regional de Saúde (SRS) após o incêndio que, em maio de 2024, afetou gravemente o Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada.
A informação foi divulgada através de uma nota de imprensa emitida pela Presidência do Governo Regional e serve de base à notícia hoje publicada, quarta-feira, 25 de junho de 2025, por este jornal digital.
A cerimónia teve lugar nas instalações da CUF Açores, na sequência de uma reunião entre José Manuel Bolieiro e o CEO da CUF, Rui Diniz. Além da homenagem aos profissionais que acolheram utentes e serviços do HDES durante a emergência, o momento assinalou também os 80 anos da fundação da CUF — um marco simbólico de compromisso com a saúde em Portugal.
“Quero deixar uma palavra de gratidão e reconhecimento. O que cada um fez, fez bem”, afirmou o Presidente do Governo, destacando o papel fundamental da CUF na resposta à calamidade. O incêndio obrigou à evacuação total do HDES, envolvendo centenas de doentes e profissionais de saúde. Segundo o governante, a resposta foi eficaz graças a uma ação “coordenada”, com “esforço, entrega e profissionalismo”.
Bolieiro sublinhou ainda que “não houve facilitismos, houve virtude na forma como foi enfrentada a dificuldade”, elogiando a forma como a CUF acolheu os utentes com “condições de dignidade e qualidade clínica”.
Durante a cerimónia, o líder do executivo açoriano reforçou o compromisso com uma estratégia de complementaridade entre os setores público, privado e social da saúde, defendendo um Serviço Regional de Saúde “musculado”, com capacidade de resposta à altura das necessidades dos açorianos. “A essência não se pode limitar ao mínimo”, afirmou.
A homenagem terminou com uma mensagem de estímulo e visão de futuro: “Cada situação é uma oportunidade de aprendizagem. Continuaremos a trabalhar para uma saúde mais preparada, mais humana e mais próxima.”
© GRA | Foto: JF | PE
