
A Câmara Municipal da Lagoa inaugurou no passado sábado, 21 de junho, a requalificação do campo municipal Mestre José Costa Leste, na vila de Água de Pau, numa cerimónia onde o Presidente da autarquia, Frederico Sousa, anunciou a intenção de criar, já no próximo ano, campos de férias em colaboração com os clubes desportivos do concelho.
“Quero lançar um desafio, que me parece importante para o próximo verão: implementarmos um programa de ocupação de tempos livres, nomeadamente um campo de férias para crianças e jovens, em colaboração com as nossas instituições desportivas e juntas de freguesia”, afirmou o autarca durante a inauguração, segundo nota de imprensa divulgada este domingo, 22 de junho, pela Câmara Municipal da Lagoa.
A obra de requalificação do campo municipal envolveu a substituição do relvado sintético, a renovação do sistema de rega, balizas, bancos de suplentes e a instalação de uma cabine para o quarto árbitro, num investimento camarário de 216.313,81 euros. O espaço desportivo serve os diversos escalões do Santiago Futebol Clube, o único clube dedicado à prática de futebol na vila de Água de Pau.
“Houve uma promessa de requalificar este relvado, e hoje, passados seis meses, estamos todos reunidos porque a promessa foi cumprida”, sublinhou Frederico Sousa, lembrando que o equipamento completa 40 anos no próximo ano e necessitava de intervenção “devido à sua utilização intensa”.
Mais do que um investimento desportivo, o autarca defendeu que esta requalificação “é um investimento na formação, é um investimento nos jovens”. Apelou ainda à comunidade para que preserve o espaço, reforçando que “todos nós temos a responsabilidade da manutenção e preservação deste equipamento desportivo”.
Frederico Sousa garantiu também que a aposta na melhoria das infraestruturas desportivas não se esgota nesta obra. “O investimento na requalificação e manutenção, também de outros espaços desportivos do concelho, é para continuar e intensificar-se, de forma a garantir as melhores condições possíveis para a formação e a prática desportiva de todos os clubes do concelho”, afirmou.
A inauguração contou ainda com um momento desportivo aberto à comunidade, com jogos e demonstrações por parte de atletas de vários escalões do Santiago Futebol Clube, tendo o presidente da coletividade, Octávio Cabral, sido publicamente reconhecido pelo seu trabalho.
Com este investimento e as novas propostas anunciadas, a autarquia reafirma o seu compromisso com a juventude, o desporto e a coesão social no concelho da Lagoa.
© CML | Foto: CML | PE
