PAULO MONIZ PROPÕE CRIAÇÃO DE CLUSTER NAVAL DE DEFESA NOS AÇORES

O deputado do PSD/Açores à Assembleia da República, Paulo Moniz, defendeu a criação de um Cluster Naval de Defesa nos Açores, salientando a importância estratégica do arquipélago no atual contexto geopolítico do Atlântico Norte. A proposta foi apresentada durante o debate pré-Conselho Europeu, realizado na semana passada no Parlamento, e visa reforçar a presença nacional na defesa marítima, aproveitando a posição geoestratégica dos Açores.

De acordo com a nota de imprensa divulgada pelo Gabinete de Imprensa do PSD/Açores, Paulo Moniz argumentou que a iniciativa surge “face à dimensão da nossa Zona Económica Exclusiva e à corrida externa pelo controlo do Atlântico Norte, que é determinante também em matéria económica”. O deputado destacou ainda que “tudo isto tem a ver com a nossa posição geoestratégica e euro-atlântica, em particular, que é trazida ao país pela posição dos Açores, e também pela Base das Lajes, que tem um pendor aéreo”.

Para o parlamentar social-democrata, a criação de um polo naval de excelência nas ilhas “seria interessante” no quadro das discussões em curso no Conselho Europeu e na Cimeira da NATO, que decorrerá brevemente em Haia. “Os Açores dão a Portugal um milhão de quilómetros quadrados em plena Zona Económica Exclusiva, correspondendo a 57% de toda a ZEE Portuguesa”, sublinhou Moniz, reforçando o valor estratégico que esse território representa para a segurança europeia.

Em resposta, o Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, reconheceu o papel crucial das Regiões Autónomas no posicionamento geoestratégico nacional e sublinhou que esse papel “deve ser tido em conta em todas as abordagens” relacionadas com a defesa. O chefe do Governo recordou ainda que os Açores “são mesmo o melhor exemplo da criação de zonas marítimas protegidas” e que essas áreas “são pioneiras à escala global”.

Montenegro acrescentou que, na recente Cimeira dos Oceanos promovida pelas Nações Unidas, Portugal foi destacado como exemplo de equilíbrio entre sustentabilidade e desenvolvimento económico. “Somos igualmente um exemplo na proteção ambiental e na conciliação entre a projeção de sustentabilidade com o desenvolvimento económico”, afirmou o Primeiro-Ministro.

© PSD/A | Foto: PSD/A | PE