
A Marinha Portuguesa coordenou, este domingo, 22 de junho, uma operação de busca e salvamento que permitiu o resgate de 11 tripulantes da embarcação de pesca CARMEN, de bandeira portuguesa, que se encontrava em risco iminente de afundamento a cerca de 300 milhas náuticas (aproximadamente 560 quilómetros) a nordeste da ilha de São Miguel.
A informação foi divulgada esta segunda-feira, 23 de junho de 2025, através de uma nota de imprensa publicada pela Marinha na Internet. Segundo o comunicado, o alerta foi recebido pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) às 11h39 (hora local) de domingo.
O resgate dos tripulantes foi possível com o apoio do navio mercante MV BUSHU MARU, com registo nas Bahamas, que navegava a cerca de 20 milhas náuticas (cerca de 37 quilómetros) da embarcação em apuros. Pelas 16h21 (hora local), todos os tripulantes, que já se encontravam numa balsa salva-vidas, foram recolhidos em segurança.
A bordo seguiam 11 pessoas de nacionalidades portuguesa, indonésia e marroquina, que agora prosseguem viagem a bordo do MV BUSHU MARU com destino ao porto de Dunkirk, em França.
A Marinha Portuguesa não reporta feridos nem outras complicações associadas à operação.
© MP | Foto: MP | PE
