PS/AÇORES EXIGE EXPLICAÇÕES POR FALHA NO REFORÇO DA PSP NA REGIÃO

O deputado do Partido Socialista dos Açores (PS/Açores) à Assembleia da República, Francisco César, exigiu sábado esclarecimentos urgentes ao Ministério da Administração Interna, na sequência do incumprimento do compromisso de reforço do efetivo da Polícia de Segurança Pública (PSP) no Comando Regional dos Açores. A informação foi avançada em nota de imprensa divulgada pelo PS/Açores.

Segundo Francisco César, a Ministra da Administração Interna anunciou publicamente, em fevereiro de 2025, a colocação de 70 novos agentes na Região, mas apenas 20 foram efetivamente destacados até ao momento. O deputado considera a situação “inaceitável” e alerta para o impacto negativo que tal decisão tem na segurança pública nos Açores.

“Não se compreende como é que, perante um défice reconhecido, pela própria Ministra da Administração Interna, de 249 agentes na PSP nos Açores, o Governo decide reforçar o Comando Regional com apenas 20 elementos. Esta discrepância é inaceitável, fragiliza a segurança das populações e desrespeita os compromissos assumidos”, afirmou Francisco César, citado na nota.

O deputado socialista dirigiu um conjunto de perguntas ao Ministério da Administração Interna, questionando quais as medidas que o Governo tenciona adotar “para garantir um efetivo reforço do Comando Regional da PSP”. Em causa está, segundo Francisco César, não só a capacidade de resposta das forças de segurança como o risco de encerramento de esquadras e constrangimentos operacionais, particularmente em infraestruturas sensíveis como os aeroportos.

Na mesma nota, o parlamentar questiona se o Governo considera estar “a honrar o compromisso assumido com a Região”, tendo em conta que a promessa de reforço policial foi feita em contexto oficial e reiterada em período eleitoral.

“O Governo criou uma expectativa legítima junto das forças de segurança e da população. Perante os factos, não pode simplesmente ignorar o que prometeu, tem de dar explicações e, acima de tudo, tem de agir”, frisou o deputado do PS/Açores.

Francisco César recordou ainda que tanto o Sindicato Independente de Agentes de Polícia (SIAP) como o SINAPOL/Açores já expressaram a sua deceção com o não cumprimento do anunciado reforço, alertando para os riscos decorrentes da escassez de efetivos no terreno. O deputado exige, por isso, uma resposta célere e concreta por parte do Governo da República.

© PS/A | Foto: PS/A | PE