GOVERNO REGIONAL CRIA NOVAS SALAS DE BERÇÁRIO EM PONTA DELGADA PARA RESPONDER À PROCURA

A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, visitou esta quarta-feira, 18 de junho, as novas salas de berçário criadas na creche da associação Enzinazor, situada no Colégio Palmo e Meio, em Ponta Delgada. A iniciativa visa responder ao aumento da procura por vagas para crianças com menos de um ano de idade, sendo a faixa etária com maior lista de espera nesta instituição.

De acordo com a nota de imprensa divulgada pela Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, a intervenção consistiu na “reconversão de salas e reorganização da creche”, tendo sido criadas duas novas salas de berçário com entrada imediata. Com esta medida, a instituição passa a contar com um total de cinco salas para esta faixa etária.

“Esta reconversão de salas e reorganização da creche, ajustada às necessidades da lista de espera que é efetivamente maior nesta idade, permitiu criar duas novas salas de berçário com entrada imediata”, afirmou Mónica Seidi durante a visita. A responsável acrescentou que, para a concretização da medida, “foi necessário realizar pequenas adaptações, a nível da copa de leite, e adquirir algum mobiliário”.

A governante destacou ainda que o Executivo açoriano está atento às necessidades das famílias e sublinhou a importância de dar respostas céleres: “Estamos assim atentos às necessidades das famílias, e em dar uma resposta imediata a 20 novas crianças com menos de um ano”. O processo de seleção para admissões no próximo ano letivo já está em curso e deverá estar concluído até ao final de julho, acrescentou.

Segundo os dados divulgados pela Secretaria Regional, entre 2020 e o primeiro semestre de 2025, o Governo dos Açores criou 815 novas vagas em creches. Só no presente ano, o valor investido na gratuitidade deste serviço supera os 23 milhões de euros, o que representa um aumento de 82% face ao montante investido em 2020.

© GRA | Foto: SRSSS | PE