
O Bloco de Esquerda dos Açores (BE/Açores) manifestou esta quinta-feira, 19 de junho, a sua oposição à eventual cedência exclusiva do relvado do complexo desportivo do Lajedo, em Ponta Delgada, ao clube de futebol Santa Clara. A posição foi expressa em comunicado de imprensa, após uma visita ao espaço por parte da candidata do partido à Câmara Municipal de Ponta Delgada, Susana Medeiros, acompanhada pelo deputado António Lima e outros dirigentes do Bloco.
O partido critica a falta de clareza em torno do protocolo que está a ser preparado entre o Governo Regional dos Açores e o Santa Clara. “O que foi anunciado pelo diretor regional do Desporto é que o protocolo entre a Região e o Santa Clara preconiza o uso exclusivo do relvado do complexo do Lajedo”, afirmou Susana Medeiros, acrescentando que, durante a visita, foi dito que “não havia exclusividade”. A candidata considera esta incoerência “lamentável” e alerta para a falta de transparência do processo.
Para o Bloco de Esquerda, a eventual cedência exclusiva do relvado a um único clube representa uma “privatização de facto de equipamentos públicos sem que tenha havido transparência”. Susana Medeiros sublinha que o complexo do Lajedo é uma infraestrutura construída com dinheiros públicos e, por isso, “deve sempre estar ao serviço da comunidade”.
“O uso exclusivo – mesmo que só do relvado – vai contra os princípios de um bem público”, frisou a candidata bloquista. O BE defende que o espaço deve continuar acessível às escolas, clubes de formação e à população em geral, mantendo a sua função “formativa e comunitária”.
A divulgação oficial do conteúdo do protocolo entre o Governo Regional e o Santa Clara é aguardada para clarificar as condições da cedência e confirmar se existirá, de facto, exclusividade no uso do relvado. Até lá, o Bloco de Esquerda promete manter a vigilância sobre o processo e reiterar a defesa do interesse público.
© BE/A | Foto: BE/A | PE
