
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, liderou, na segunda-feira, 16 de junho, uma reunião inédita com a Mesa do Conselho de Ilha de São Miguel, presidida por Jorge Rita. O encontro, realizado no âmbito de uma nova abordagem de proximidade governativa, assinala o início de uma série de reuniões com os Conselhos de Ilha de São Miguel, Terceira e Faial — as únicas ilhas que, por não receberem visitas estatutárias, não contavam até agora com este modelo de auscultação formal.
Segundo a nota de imprensa emitida pela Presidência do Governo Regional, esta iniciativa representa “um avanço no compromisso com o diálogo democrático e estruturado entre o Governo e os representantes das ilhas”. José Manuel Bolieiro salientou que está em curso “uma nova prática de governação de proximidade e responsabilidade”, com o objetivo de fortalecer o planeamento estratégico regional.
Durante a reunião, foi apresentado um memorando elaborado pela Mesa do Conselho de Ilha de São Miguel, que compila as principais preocupações e prioridades locais. Entre os temas em destaque estiveram os transportes (aéreos, marítimos e terrestres), o papel estratégico do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), e a valorização dos setores agroalimentar, marítimo-alimentar, agrícola, das pescas, dos serviços e do turismo.
O Presidente do Governo valorizou a “sintonia entre as prioridades identificadas pelo Conselho de Ilha e os objetivos do executivo”, referindo-se em particular ao projeto de requalificação da aerogare do Aeroporto de Ponta Delgada, cuja ampliação está prevista para 2026. O novo terminal contará com mais portas de embarque, áreas comerciais e novos serviços, permitindo aumentar a capacidade de resposta do aeroporto em cerca de 30%. Algumas obras preliminares já estão em curso, com foco na melhoria do conforto e da eficiência operacional.
A reunião foi também ocasião para prestar esclarecimentos sobre o futuro do HDES, os planos de concessão do transporte terrestre em São Miguel e os investimentos em acessibilidades portuárias, designadamente em Ponta Delgada.
“Este é um momento de valorização do esforço conjunto por soluções concretas para o desenvolvimento da ilha. A boa nota que tomámos das prioridades locais será determinante para decisões de governação mais eficazes”, afirmou José Manuel Bolieiro, citado na nota oficial.
Com esta reunião, o Governo Regional reafirma o seu compromisso com a escuta ativa, a valorização do poder local e uma abordagem de desenvolvimento sustentável e integrado em todas as ilhas dos Açores.
© GRA | Foto: JF | PE
