O Governo Regional dos Açores já investiu, só em 2025, cerca de 11 milhões de euros na valorização das carreiras do Sistema Regional de Saúde. A informação foi avançada terça-feira, 17 de junho, pela Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, após uma reunião em Angra do Heroísmo com o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAP).
De acordo com a nota de imprensa divulgada pela Secretaria Regional, a governante sublinhou que o Executivo açoriano está a cumprir os compromissos assumidos com os profissionais do Serviço Regional de Saúde (SRS): “Só no presente ano, e em função dos acordos assinados com as estruturas representativas das diferentes carreiras, já agilizámos um valor muito significativo, e até ao final do ano iremos dar continuidade aos nossos compromissos”, afirmou.
Mónica Seidi detalhou que o investimento tem abrangido várias categorias profissionais, nomeadamente enfermeiros, técnicos superiores de diagnóstico, médicos, carreiras gerais e técnicos auxiliares de saúde (TAS).
No que diz respeito a esta última carreira, a Secretária Regional revelou que cerca de 300 profissionais já transitaram para a nova categoria de Técnico Auxiliar de Saúde. No entanto, advertiu que “nem todos os assistentes operacionais são elegíveis para esta transição” e que a responsabilidade de elaboração das listas cabe às instituições de saúde.
“Reconhecemos que este tem sido um processo moroso, sobretudo a nível dos dois maiores hospitais da Região, porque foi necessário concluir o processo de aplicação dos aceleradores regionais e nacionais, bem como a avaliação de desempenho que em muitos casos tinha um atraso de largos anos. Agora sim, será possível às instituições elaborarem a proposta de lista de transição para a nova carreira”, explicou Mónica Seidi.
A governante adiantou ainda que já foi iniciado o processo de elaboração dos mapas de valorização da carreira médica, garantindo que este é mais um compromisso em curso: “Todo este processo é de enorme complexidade, e só tem sido possível chegar a bom porto com o trabalho de todos os interessados e com um diálogo de proximidade com as estruturas sindicais das diferentes carreiras. Há situações pendentes que ainda carecem de análise jurídica, mas iremos continuar o nosso trabalho”.
O Executivo regional tem vindo a reforçar o investimento nos recursos humanos da Saúde, tendo a valorização das carreiras sido uma das principais reivindicações dos profissionais e uma prioridade assumida pelo atual Governo dos Açores.
© GRA | PE
