Um homem de 23 anos foi detido e ficou em prisão preventiva, indiciado pela prática de dois roubos e outros crimes contra a propriedade no concelho de Ponta Delgada, entre maio e junho deste ano. A informação foi avançada esta quarta-feira, 18 de junho de 2025, em nota de imprensa pelo Comando Regional da Polícia de Segurança Pública (PSP) dos Açores.
Segundo a PSP, a detenção foi realizada fora de flagrante delito, com base num mandado emitido por Autoridade de Polícia Criminal, após diligências de investigação conduzidas pela Esquadra de Investigação Criminal da Divisão Policial de Ponta Delgada.
O suspeito, que já se encontrava referenciado pelas autoridades por diversas ocorrências criminais da mesma natureza, “vinha a desenvolver uma conduta criminosa de carácter continuado”, lê-se na nota. A PSP acrescenta ainda que o arguido estava em liberdade condicional com pena suspensa há apenas sete meses, após ter sido condenado precisamente pelo mesmo tipo de crimes.
Perante a gravidade dos factos, a sua repetição num curto espaço de tempo e o “elevado perigo de continuação da atividade criminosa”, o jovem foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa: prisão preventiva.
A PSP dos Açores sublinha o seu “compromisso inabalável com a segurança e tranquilidade da comunidade” e garante que continuará a empenhar-se ativamente na prevenção e repressão da criminalidade violenta e contra o património.
© CR-PSP-A | PE
