PRAIA DA VITÓRIA ABRE ÉPOCA BALNEAR COM SETE BANDEIRAS AZUIS E INVESTIMENTO REFORÇADO

A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, hasteou no passado domingo, 15 de junho, a Bandeira Azul na zona balnear da Prainha, em Santa Cruz, marcando oficialmente o arranque da época balnear 2025 no concelho, que decorre até 30 de setembro. A cerimónia assinala o reconhecimento da qualidade das zonas balneares locais, distinguidas por várias entidades nacionais.

De acordo com a nota de imprensa divulgada esta segunda-feira, 16 de junho, pelo Gabinete de Comunicação da autarquia, a época balnear abre com um total de sete Bandeiras Azuis, atribuídas às zonas balneares dos Biscoitos, Escaleiras, Praia Grande, Porto Martins, Riviera, Prainha e Quatro Ribeiras.

Na sua intervenção, Vânia Ferreira destacou o valor destes galardões como reflexo do esforço municipal. “A época balnear arranca com um conjunto de distinções que atestam a qualidade e notoriedade das nossas zonas balneares e, em boa verdade, o resultado do trabalho e do investimento municipal nestas valências, que nos distinguem na Ilha e na Região”, afirmou.

Para além das Bandeiras Azuis, a autarquia sublinha ainda a atribuição da Bandeira Praia com Qualidade de Ouro, pelas análises de excelência da água balnear, às zonas dos Biscoitos, Quatro Ribeiras, Escaleiras, Porto Martins, Praia Grande, Praia dos Sargentos e Riviera. As zonas balneares dos Biscoitos e Escaleiras foram igualmente reconhecidas com a Bandeira ZERO Poluição, que certifica a inexistência de contaminação microbiológica.

“Associamos a estes prémios todo o investimento que a Autarquia, anualmente, realiza para que todos os utentes das nossas zonas balneares possam usufruir delas com todo o conforto e qualidade”, afirmou a Presidente da Câmara, referindo obras de requalificação nos balneários da Prainha, nos bares de apoio das Escaleiras, bem como em solários, vedações, varandins de apoio e outros equipamentos distribuídos pelas várias zonas balneares do concelho.

A autarca evidenciou ainda o reforço da segurança, garantido por um protocolo de 160 mil euros com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória, que assegurará a vigilância das zonas balneares durante toda a época balnear.

A época balnear 2025 no concelho da Praia da Vitória decorre até 30 de setembro, com um total de 13 zonas balneares oficialmente identificadas e preparadas para acolher residentes e visitantes.

© GC-MPV | Fotos: CMPV | PE