
O concelho de Angra do Heroísmo deu oficialmente início à época balnear de 2025 com o hastear simbólico da Bandeira Azul na zona balnear da Baía do Refugo, na freguesia do Porto Judeu. A cerimónia, realizada no passado fim-de-semana, marca o arranque de uma temporada que se prolongará ao longo do verão, com foco na qualidade ambiental, segurança e acessibilidade das zonas balneares.
De acordo com a nota de imprensa divulgada esta segunda-feira, 16 de junho, pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, o concelho mantém em 2025 a distinção da Bandeira Azul da Europa em seis zonas balneares: Salga, Salgueiros, Refugo, Silveira, Negrito e Cinco Ribeiras. Estas praias voltam também a ser reconhecidas com o galardão Qualidade de Ouro da água, atribuído pela Quercus, e, no caso da Baía do Refugo, com a Bandeira Praia ZERO Poluição, atribuída pela associação ambientalista ZERO.
“A par dos galardões da Bandeira Azul e da Qualidade de Ouro da Água e de ser uma praia acessível, o Refugo recebeu também a distinção Praia ZERO Poluição, reforçando o compromisso do Município com a proteção ambiental e a qualidade das águas costeiras”, afirmou o vereador Paulo Lima, citado na mesma nota.
A autarquia destaca igualmente o reforço das condições de segurança e resposta médica de emergência, com a manutenção de equipamentos DAE (desfibrilhadores automáticos externos) em todas as zonas balneares identificadas como águas balneares. Todos os nadadores-salvadores receberam formação específica para a utilização destes dispositivos.
No âmbito da vigilância balnear, a autarquia renovou o protocolo com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Angra do Heroísmo, assegurando diariamente a presença de nadadores-salvadores credenciados nas praias distinguidas.
Durante esta época, serão ainda promovidas atividades de educação ambiental, desenvolvidas pelo município em articulação com entidades locais, no âmbito do programa da Bandeira Azul.
Paulo Lima fez questão de enaltecer “o trabalho e dedicação dos funcionários municipais da Unidade de Gestão Ambiental e Resíduos”, responsáveis pela preparação e manutenção das infraestruturas balneares, assegurando “qualidade e segurança para todos os utentes ao longo de toda a época”.
A época balnear no concelho de Angra do Heroísmo prolonga-se até 30 de setembro, com praias preparadas para acolher banhistas locais e visitantes, num esforço conjunto de valorização ambiental e turística.
© CMAH | Foto: CMAH | PE
