PICO E FAIAL ACOLHEM LUA DE MEL DOS NOIVOS DE SANTO ANTÓNIO 2025

As ilhas do Pico e do Faial foram escolhidas como destino da tradicional lua de mel dos Casamentos de Santo António 2025, numa iniciativa conjunta entre o Governo dos Açores e a Câmara Municipal de Lisboa, anunciada pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas em nota de imprensa divulgada no sábado, 14 de junho.

A ação, que se insere no âmbito das Festas Populares de Lisboa, marca mais uma etapa na estratégia de promoção turística do arquipélago, sucedendo às anteriores edições que levaram os casais recém-casados às ilhas de São Jorge (2022), Santa Maria (2023) e Graciosa (2024). Este ano, os 16 casais selecionados para os Casamentos de Santo António – celebrados a 12 de junho – desfrutarão da sua lua de mel nas ilhas do Pico e Faial entre os dias 15 e 18 de junho.

“A iniciativa tem como objetivo primordial promover os Açores em geral e as ilhas do Pico e Faial em particular, atendendo à enorme visibilidade no mercado nacional”, refere a nota da tutela, que sublinha a importância estratégica desta parceria para dinamizar os fluxos turísticos e posicionar as ilhas como destinos de lua de mel de excelência.

O desafio é coordenado pela Direção Regional do Turismo, que, segundo a mesma nota, tem desenvolvido “esforços incansáveis” para assegurar que os casais vivam “uma lua de mel de sonho” nas duas ilhas do Grupo Central, conhecidas pela sua beleza natural e autenticidade.

Os municípios da Horta e da Madalena associaram-se desde o primeiro momento ao projeto, reconhecendo o seu potencial para reforçar a notoriedade dos Açores junto do principal mercado emissor nacional. A gastronomia local, a riqueza cultural, as paisagens vulcânicas, a oferta de trilhos e atividades como o mergulho e a observação de cetáceos (“whale watching”) são apontados como alguns dos fatores distintivos que tornarão esta experiência memorável.

A Secretaria Regional destaca ainda que esta é uma oportunidade privilegiada para “passar a mensagem de que o Pico e o Faial são destinos com muito para oferecer”, promovendo não só a sua visita na época estival, como o reconhecimento das nove ilhas dos Açores como um destino turístico diversificado e seguro ao longo de todo o ano.

© GRA | Imagem: SRTMI | PE