
A Câmara Municipal de Ponta Delgada anunciou que a XXII edição das Grandes Festas do Divino Espírito Santo decorrerá entre os dias 10 e 13 de julho, num programa que integra mais de 30 iniciativas e que, segundo o presidente Pedro Nascimento Cabral, volta a unir “fé, cultura, turismo e ambiente” numa celebração profundamente enraizada na identidade açoriana.
O anúncio foi feito na passada sexta-feira, 13 de junho, durante a conferência de imprensa de apresentação oficial do evento, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho. De acordo com a nota de imprensa divulgada pela autarquia, o autarca sublinhou que esta é a “maior festividade organizada pela Câmara Municipal” e destacou o papel das 24 Juntas de Freguesia e das mordomias na concretização do programa, que procura preservar e valorizar o culto ao Divino Espírito Santo.
“Esta responsabilidade que a Câmara Municipal reparte com as Juntas de Freguesia e as nossas mordomias tem garantido uma maior dimensão e projeção das Festas do Divino Espírito Santo na sua verdadeira essência, assente na humildade, solidariedade e na partilha”, afirmou Pedro Nascimento Cabral, dirigindo ainda uma palavra de agradecimento à diáspora açoriana e aos visitantes que se deslocam a Ponta Delgada para estas celebrações.
O presidente da autarquia destacou também o envolvimento de voluntários, funcionários municipais e entidades privadas, sublinhando o “espírito solidário e comunitário” que caracteriza o evento, ao qual se tem vindo a associar um número crescente de turistas. “Temos sentido, ao longo dos anos, um incremento de turistas nesta altura do ano, demonstrando interesse por estas celebrações do Divino Espírito Santo”, afirmou.
Já o vice-presidente, Pedro Furtado, adiantou que o programa deste ano integra “cerca de 30 eventos”, pensados para “atender aos mais variados públicos” e reforçar a vertente solidária e inclusiva das festas. Referiu ainda que, na última edição, as Grandes Festas foram distinguidas com o selo ambiental “Evento Circular”, na categoria de Prata, pelas boas práticas implementadas em matéria de sustentabilidade e circularidade.
As festividades arrancam na quinta-feira, 10 de julho, com a inauguração da exposição de fotografia Divino em Objetiva 23, da AFAA, e com a abertura da tenda do Espírito Santo de Alenquer. O primeiro dia inclui ainda a apresentação do livro Ruralidade Micaelense, de Renato Cordeiro, e a conferência inaugural sobre o culto ao Divino, pelo Cónego Manuel Carlos Sousa Alves, seguida da estreia da Cantata Festiva para as Festas do Divino Espírito Santo, da autoria do compositor Sérgio Azevedo.
O programa inclui momentos emblemáticos como a Mudança da Bandeira, a Bênção da Despensa, o Cortejo Etnográfico das 24 freguesias, a tradicional Partilha Popular das Sopas e a Grande Coroação dos Impérios do concelho, que encerrará o cortejo na tarde de domingo, 13 de julho. A vertente musical conta com atuações de Jorge Ferreira, Brumas da Terra, Amigos do Divino, Raquel Dutra, entre outros.
A Missa da Coroação, momento alto das celebrações religiosas, terá lugar na manhã de domingo, na Praça Gonçalo Velho Cabral, e será animada pelo grupo coral de São Sebastião. As festas encerram com o concerto da Orquestra Ligeira de Ponta Delgada, às 21h30, na Praça do Município.
As Grandes Festas do Divino Espírito Santo reafirmam-se, assim, como um dos momentos culturais e religiosos mais significativos do calendário de Ponta Delgada, assumindo-se como um ponto de encontro entre tradição, fé e modernidade, com forte impacto no tecido social e turístico do concelho.
© CMPD | Foto: CMPD | PE
