
A Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, marcou presença na Feira do Livro de Lisboa na passada quinta-feira, dia 12 de junho, reforçando o compromisso do Governo Regional dos Açores com a promoção da identidade e da produção cultural açoriana no maior certame literário do país.
“Mais uma vez os Açores marcam presença, dando relevo à açorianidade através da Cultura, seja através de publicações, dos autores que aqui se apresentam, ou pelos momentos musicais e artísticos que promovemos”, afirmou a governante, citada em nota de imprensa divulgada pela Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto no sábado, dia 14.
O stand da Direção Regional da Cultura celebra este ano o centenário do nascimento do escritor picoense Dias de Melo, através de uma imagem gráfica evocativa da sua vida e obra. A presença açoriana conta com mais de mil exemplares de 271 publicações, representando 14 editoras do arquipélago, entre as quais se destacam a Publiçor, o Instituto Açoriano de Cultura, o Instituto Histórico da Ilha Terceira, a Araucária Edições e a Written by Light.
Além da exposição e venda de livros, o stand promove ainda um diversificado programa cultural que dá palco a escritores, músicos e artistas açorianos. No passado dia 7, foi apresentado o livro Viajantes nos Açores, de Maria das Mercês Pacheco, e realizou-se um concerto intimista com o cantautor João Moniz. Seguiu-se, a 9 de junho, a sessão de apresentação da obra infantil Hoje Fiz um Amigo, ilustrada por Pedro Evangelho, com presença da editora Blanca Martín-Calero, da Araucária Edições.
A programação prosseguiu com momentos musicais e literários: Este domingo, dia 15, pelas 20h00, a banda folk Myrica Faya interpretou temas da música tradicional açoriana; já no dia 19, pelas 17h00, a Publiçor promove uma sessão dedicada a três títulos – Às Peças, de Alexandre Borges, Da Vinha ao Vinho, de Cláudia Borges e Isabel Nolasco, e As Três Vidas de Humberto Santiago, de Leonor Duarte de Almeida.
Já no dia 20 de junho, pelas 18h00 e 20h00, serão apresentadas as obras Azores Tertia Insula, de Ernesto Matos, e Azores Corvi Insula, de Pedro Miranda Albuquerque. O encerramento da participação açoriana está agendado para o dia 21, às 21h00, com um concerto do projeto musical Mar\&Ilha, que presta tributo à versatilidade da tradicional viola da terra.
A 95.ª edição da Feira do Livro de Lisboa decorre até 22 de junho no Parque Eduardo VII, sendo este um palco privilegiado para a promoção da literatura e da cultura açorianas no contexto nacional.
© GRA | Foto: MM | PE
