MAIS DE 700 CRIANÇAS JÁ BENEFICIARAM DOS PONTOS DE APOIO AO ESTUDO NOS AÇORES

Mais de 700 alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico já beneficiaram, ou beneficiam atualmente, dos Pontos de Apoio ao Estudo criados no âmbito de uma medida do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), nos Açores. A informação foi avançada pela Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, durante uma visita ao espaço gerido pela Associação UnoJovens, em Ponta Garça, Vila Franca do Campo, na passada quinta-feira.

A visita teve como objetivo a apresentação dos resultados intercalares da avaliação de impacto da medida “Criação e implementação de Pontos de Apoio ao Estudo nos Açores”, que está a ser desenvolvida em São Miguel, Terceira e Faial, com 11 espaços actualmente em funcionamento.

Segundo a nota de imprensa divulgada na sexta-feira, 13 de junho, pela Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, este projeto destina-se a alunos com dificuldades de aprendizagem que estejam também abrangidos por medidas de Apoio Social Escolar específico, sendo a sua integração realizada com base em critérios pedagógicos e sociais definidos pelas respetivas escolas.

“Reconhecemos o excelente trabalho desenvolvido pelas entidades parceiras neste importante projeto, que tem promovido a integração social e o sucesso escolar de crianças e jovens nos Açores”, afirmou Mónica Seidi, sublinhando o carácter inovador e pedagógico da iniciativa.

As atividades nos Pontos de Apoio ao Estudo são asseguradas por equipas especializadas contratadas para o efeito, que desenvolvem um conjunto de ações de apoio educativo, físico e emocional, com destaque para a vertente psicoeducacional e lúdica. Além do apoio ao estudo, os alunos beneficiam ainda de atividade física, lanches saudáveis monitorizados por uma nutricionista e momentos de convívio e expressão artística.

De acordo com a governante, os resultados preliminares da avaliação de impacto, baseada na auscultação de alunos, famílias e entidades parceiras, indicam impactos positivos em mais de 70% dos casos ao nível do desempenho escolar, do desenvolvimento psicológico e social e do envolvimento familiar.

A medida, financiada integralmente pelo PRR, representa um investimento de 2,2 milhões de euros, autorizado por Resolução do Conselho do Governo Regional.

Durante a visita, Mónica Seidi teve ainda oportunidade de assistir a momentos interativos protagonizados pelas crianças e jovens, que incluíram apresentações de dança e canto, numa demonstração do envolvimento positivo e criativo que a medida tem fomentado entre os participantes.

© GRA | Foto: JF | PE