
O serviço de transporte ‘shuttle’ de acesso à área de visitação do Vulcão do Fogo, em São Miguel, regressa este domingo, 15 de junho, e funcionará diariamente até 30 de setembro, anunciou a Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, através de nota de imprensa divulgada quinta-feira.
Em funcionamento pelo terceiro ano consecutivo, este serviço visa facilitar o acesso a um dos principais pontos de atração turística da ilha e, simultaneamente, regular a circulação de veículos numa zona sensível do ponto de vista ambiental. De acordo com a tutela, o ‘shuttle’ “foi criado com o objetivo de disciplinar a circulação de viaturas, por forma a melhorar a qualidade da experiência e garantir o respeito pela natureza”.
O serviço estará disponível entre as 09h00 e as 19h00, todos os dias da semana, incluindo feriados, sendo gratuito para residentes nos Açores. Para os não residentes com idade igual ou superior a seis anos, o bilhete terá um custo de 5 euros.
Durante o período de funcionamento do ‘shuttle’, o acesso rodoviário entre a Caldeira Velha (concelho da Ribeira Grande) e a Casa da Água (concelho da Lagoa) estará condicionado, sendo interdito à generalidade dos veículos, excetuando-se os de empresas de animação turística, agências de viagens, táxis e residentes.
O serviço é composto por dois itinerários: a Linha Vermelha, com partida da Caldeira Velha e passagem pelo Miradouro da Bela Vista, Pico da Barrosa e Miradouro da Lagoa do Fogo, antes de regressar ao ponto de partida; e a Linha Verde, com início na Casa da Água, passando igualmente pelo Pico da Barrosa e Miradouro da Lagoa do Fogo. Ambos os percursos têm uma duração prevista de cerca de 60 minutos, com saídas a cada 30 minutos de cada base. O mesmo bilhete permite circular livremente entre as duas linhas, com possibilidade de paragens e reentrada nos autocarros ao longo do trajeto.
A aquisição antecipada de bilhetes pode ser feita online, em https://lagoadofogo.pt/, e em estabelecimentos turísticos aderentes da ilha de São Miguel.
Segundo a nota da Secretaria Regional, o Governo dos Açores disponibiliza um total de 200 lugares gratuitos de estacionamento para apoio ao serviço, distribuídos por três localizações: 101 lugares no parque da Caldeira Velha, 60 na Casa da Água e 48 no Miradouro da Lagoa do Fogo (estes últimos reservados a operadores turísticos, táxis, agências e residentes).
Em 2024, o ‘shuttle’ registou a venda de 61.400 bilhetes, o que representa um aumento de 3,8% face ao ano anterior. Desde a sua criação em 2023, o serviço já contabiliza mais de 104.000 bilhetes vendidos. De acordo com a tutela, estes números confirmam a “eficácia na gestão do fluxo turístico e no apoio à preservação ambiental desta área protegida”, sublinhando “a adequação do dimensionamento do serviço oferecido”.
© GRA | Foto: JF | PE
