CENTRO DE ONCOLOGIA DOS AÇORES LIDERA PARTICIPAÇÃO NACIONAL EM PROJETO EUROPEU DE SAÚDE DIGITAL

O Centro de Oncologia dos Açores (COA) integrou, na passada semana, o lançamento oficial do projeto europeu eCAN Plus Joint Action, uma iniciativa cofinanciada pela União Europeia que tem como objetivo alargar os benefícios da saúde digital à prevenção e tratamento do cancro em toda a Europa.

De acordo com uma nota de imprensa da Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, divulgada quinta-feira, o evento decorreu em Bruxelas e marcou o arranque de um projeto com mais de 80 instituições participantes, provenientes de 23 países, com enfoque no reforço das competências digitais dos centros de oncologia e na redução das disparidades entre os países da Europa Ocidental e Oriental.

O COA assume um papel central na participação portuguesa neste consórcio europeu. Além de acolher um projeto-piloto focado na prevenção digital em oncologia, o centro açoriano atua como Entidade Nacional Competente, sendo responsável pela coordenação da representação portuguesa, que inclui ainda o IPATIMUP, os Institutos Portugueses de Oncologia (IPO) de Lisboa, Porto e Coimbra, bem como os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Durante a reunião de lançamento, os diferentes grupos de trabalho apresentaram as suas tarefas e metas, delineando as prioridades para os próximos quatro anos. Entre os principais objetivos até 2029, destacam-se a implementação de um programa de formação para o desenvolvimento de competências digitais, a melhoria da colaboração digital entre centros de oncologia e a adoção de ferramentas de telemedicina em diversos contextos clínicos de tratamento oncológico.

Através desta participação estratégica, os Açores posicionam-se como um ator relevante na modernização dos cuidados oncológicos a nível europeu, contribuindo para um sistema de saúde mais equitativo, eficiente e tecnologicamente avançado.

© GRA | Foto: SRSSS | PE