BOLIEIRO DESTACA LIDERANÇA DOS AÇORES NA CONSERVAÇÃO MARINHA NA CONFERÊNCIA DA ONU PARA OS OCEANOS

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, iniciou na passada terça-feira a sua participação na terceira Conferência das Nações Unidas para os Oceanos, que decorre esta semana em Nice, França. O evento, que reúne dezenas de líderes internacionais e especialistas em proteção marinha, contou com uma intervenção ativa do executivo açoriano logo no seu primeiro dia.

Segundo nota de imprensa divulgada quinta-feira pela Presidência do Governo Regional, José Manuel Bolieiro teve uma “agenda intensa de reuniões multilaterais e bilaterais”, centradas na afirmação dos Açores como “exemplo global de conservação marinha”. O líder regional destacou o percurso pioneiro da Região na criação de Áreas Marinhas Protegidas e no desenvolvimento de uma economia azul sustentável.

“Os Açores são um laboratório vivo daquilo que é possível fazer quando se alia conhecimento, vontade política e respeito pela natureza”, afirmou José Manuel Bolieiro, à margem das reuniões. E reforçou: “estamos prontos para ajudar outras regiões a trilhar o mesmo caminho”.

Entre os encontros mais relevantes do dia, destaca-se a reunião com John Kerry, antigo Secretário de Estado dos Estados Unidos da América e atualmente uma figura de referência mundial na defesa dos oceanos e do clima. A conversa centrou-se no papel estratégico dos Açores na cooperação internacional para a conservação marinha. “Foi uma conversa franca e muito enriquecedora, sendo que John Kerry reconhece a importância geográfica e ambiental dos Açores no contexto atlântico e global”, referiu Bolieiro.

O Presidente do Governo participou ainda numa conferência temática que juntou representantes de vários países e regiões, entre os quais a reconhecida oceanógrafa Sylvia Earle, uma presença habitual em fóruns mundiais dedicados à defesa dos oceanos.

A presença dos Açores nesta conferência dá continuidade a um percurso iniciado em 2019 com a assinatura do memorando que deu origem ao programa Blue Azores, cujo objetivo inicial era proteger 15% da zona marítima do arquipélago através de Áreas Marinhas Protegidas com proteção total. Em 2021, já sob liderança do atual executivo, essa meta foi alargada para 30% até 2023, antecipando os compromissos internacionais.

Em 2024, esse compromisso foi formalmente consolidado com a aprovação da RAMPA — Rede de Áreas Marinhas Protegidas dos Açores — pela Assembleia Legislativa Regional, tornando-se, segundo o Governo, “a maior rede do género no Atlântico Norte”.

“O mar não é apenas paisagem ou recurso. É identidade, é futuro, é responsabilidade. E os Açores querem continuar a ser parte da solução”, concluiu José Manuel Bolieiro.

© GRA | Foto: GRA | PE