REGRESSO ORGANIZADO DE EMIGRANTES AÇORIANOS FACILITA INTEGRAÇÃO NAS ESCOLAS, NOTA PAULO ESTÊVÃO

A integração de alunos estrangeiros nas escolas dos Açores está a revelar-se um “caso de sucesso”, afirmou esta quarta-feira o Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, após uma reunião com responsáveis da Escola Básica Integrada Roberto Ivens, em Ponta Delgada. A informação foi avançada através de uma nota de imprensa da Secretaria Regional.

De acordo com o governante, o regresso de famílias açorianas provenientes dos Estados Unidos e do Canadá tem decorrido de forma planeada, o que favorece a integração social e escolar. “Este regresso é organizado. O que significa que já têm habitação, têm oportunidade, muitos deles, de vender os seus bens nos Estados Unidos e adquirir aqui”, explicou, sublinhando que esta situação contrasta com a realidade de quem regressa por deportação, “com todo o conjunto de inconvenientes” associados.

Na Escola Básica Integrada Roberto Ivens, foram identificados três alunos do segundo ciclo e um do primeiro ciclo nestas circunstâncias, mas a expetativa é de que o número aumente com o encerramento do ano letivo, à medida que mais famílias optem por regressar ao arquipélago.

Segundo dados avançados por Paulo Estêvão, cerca de 30 famílias regressaram recentemente aos Açores: nos Estados Unidos, por receio das políticas da atual administração; no Canadá, devido ao agravamento do custo de vida. “Estamos a contar com a colaboração das instituições que são dirigidas por açorianos e que trabalham junto da comunidade açoriana”, afirmou, agradecendo o apoio prestado por estas organizações no processo de reintegração.

A Escola Roberto Ivens acolhe atualmente cerca de 60 alunos de 15 nacionalidades distintas, incluindo países como Brasil, Cabo Verde, Ucrânia, Rússia e Bielorrússia. O Secretário Regional destacou o esforço de inclusão promovido pelos estabelecimentos de ensino da Região, sublinhando o seu papel na promoção de comunidades mais coesas e multiculturalmente ricas.

© GRA | PE