
A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores promove, entre 13 de junho e 15 de agosto, a exposição “Do Namban ao Japonismo: as Artes do Japão nas Coleções Açorianas”, no Palácio dos Capitães-Generais, em Angra do Heroísmo. A iniciativa insere-se na participação da Região Autónoma dos Açores no pavilhão de Portugal na Expo 2025 Osaka, no Japão.
De acordo com a nota de imprensa divulgada esta quarta-feira pela Vice-Presidência do Governo Regional, a mostra propõe uma viagem pelas ligações históricas e culturais entre os Açores e o Japão, desde os primeiros contactos no século XVI até à influência do japonismo no século XIX.
A exposição reúne uma seleção de peças provenientes de coleções públicas e privadas da Região, incluindo objetos do acervo do colecionador Vergílio Schneider e peças da Presidência do Governo Regional, como um contador cerimonial oferecido pelo xogum Tokugawa Iemoshi ao rei D. Luís — testemunho dos laços diplomáticos entre os dois povos.
A inauguração oficial terá lugar a 13 de junho, às 18h00, com a presença do Vice-Presidente do Governo Regional, Artur Lima. O programa inclui uma conferência do ensaísta João Maria Mendes, centrada na figura do Beato João Baptista Machado, missionário português no Japão no século XVII.
Com curadoria de Pedro Pascoal de Melo e realizada em parceria com a Direção Regional da Cultura, a exposição abre ao público no dia 14 de junho, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 17h00. Entre os dias 24 e 28 de junho, o horário será alargado até às 19h00.
Esta iniciativa marca o arranque das ações preparatórias para a presença institucional dos Açores na Expo 2025, que decorre em Osaka sob o tema “Entre Corações”, e onde a Região estará representada entre 14 e 17 de agosto.
© GRA | Imagem: VPGR | PE
