
A 11.ª edição do Pauleta Azores Soccer Cup U13 foi, segundo o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, mais uma prova de sucesso no panorama do futebol de formação, mantendo os elevados padrões organizativos e competitivos que têm caracterizado o torneio ao longo dos anos.
À margem da final realizada no passado fim de semana, no Complexo Desportivo Pedro Pauleta, e onde entregou o troféu de segundo lugar ao Sporting Clube de Portugal, derrotado por 4-1 pelo Paris Saint-Germain, o autarca destacou a qualidade geral do evento e a atitude exemplar dos participantes. “Esta foi mais uma edição de sucesso, sem margem para dúvidas. Desde a organização de excelência e espírito de sã convivência que aqui pudemos testemunhar, ao espírito de competição e talento de todos os jovens jogadores, tudo concorreu para que este fosse mais um torneio memorável, de que todos nos podemos orgulhar”, afirmou, conforme citado na nota de imprensa da autarquia, divulgada esta segunda-feira.
Para além de enaltecer o desempenho das equipas finalistas, Pedro Nascimento Cabral valorizou também o comportamento das restantes formações, sublinhando o ambiente de Fair Play vivido durante a competição. Neste âmbito, destacou o jovem Norberto Andrade, do Clube de Futebol Pauleta, como exemplo máximo de desportivismo. “Mereceu bem o prémio que recebeu e as vezes que foi lançado ao ar pelos colegas da sua equipa. Isto só acontece aos verdadeiros campeões e aos grandes líderes. O Norberto deu aqui uma lição de desportivismo e de conduta que a todos deve inspirar. Parabéns”, declarou.
O evento, que este ano decorreu sob o lema “Feel the Game”, teve também como preocupação destacar a importância da saúde mental no contexto desportivo, uma abordagem considerada pertinente num torneio que reúne jovens atletas em início de percurso competitivo.
A competição contou com a participação de 11 equipas: Clube de Futebol Pauleta, Sporting Clube de Portugal, Sport Lisboa e Benfica, Futebol Clube do Porto, Paris Saint-Germain, Solaris United, Fayal Sport Club, Futebol Clube de Vale Formoso, Juventude Desportiva Lajense, Clube União Micaelense e Vitória Clube do Pico da Pedra.
Reforçando o compromisso da autarquia com o desporto jovem, Pedro Nascimento Cabral reiterou a intenção de continuar a apoiar eventos desportivos no concelho. “Ponta Delgada foi, uma vez mais, o bastião do futebol de formação nos Açores”, sublinhou.
O Pauleta Azores Soccer Cup U13 volta a afirmar-se como uma referência no calendário do futebol juvenil, promovendo não apenas a competição, mas também valores educativos e sociais através do desporto.
© CMPD | Foto: CMPD | PE
