
Os Boys, são aqueles rapazes, que nasceram, cresceram, por vezes estudaram e tiraram uma licenciatura numa Universidade pública ou privada, mas como não estavam muito vocacionados para arranjar um emprego ou criar uma empresa, optam por se dedicar ao serviço dos Men`s. Fazem de tudo, desde o colar cartazes, participar em arruadas, e sobretudo, obedecem fielmente aos seus Men`s, para que um dia, com um pouco de sorte e algum jeito para a política, também passem a comandar os Boys. Exemplos não faltam de muitos deles, que nunca fizeram outra coisa na vida, e hoje, são peças fundamentais em todas as áreas da governança… Membros dos governos, deputados, diretores de empresas públicas e tanta outra coisa, que nunca imaginaram ser nas suas vidas! Bons salários, grandes regalias! Só que tal como no futebol, se não jogam bem e desobedecem ao treinador, são postos de lado e colocados na prateleira…
Em 1974, logo após o 25 de Abril, tinha eu vinte e seis anos, fui convidado a fazer parte de um partido político, acabando tempos depois, por me tornar num Boy ao serviço dos Men`s, os quais iam lentamente apalpando terreno, a fim de verem onde se sentiam mais seguros…
Ao contrário dos Boys de agora, tinha o meu emprego, ambições profissionais, pouco jeito para obedecer aos Men´s, logo, nunca passei de soldado raso, acabando progressivamente por me dedicar á minha profissão e á família. Embora, ainda tenha no tempo, comandado a primeira Assembleia Municipal democraticamente eleita para o Concelho da Praia da Vitória. Mas isso, quem é agora que se lembra de tal coisa… E também, já não importa!
Os Boys, são ainda, aqueles seres humanos semelhantes aos Camaleões que facilmente mudam de cor… Conheci alguns que foram “Vermelho vivo” e de repente, tornaram-se cor de rosa, da laranja, do azul do céu, ou perderam mesmo a própria cor! São os incolores…
Antigamente não mudavam assim tanto. Penso que seja talvez por causa das alterações climáticas…
Tanto no Continente Português como nos Açores, com as consecutivas eleições, tem sido uma oportunidade de ouro para os novos Boys e também para as Girls. Há quem diga, que é a profissão que mais está a dar neste momento. Brevemente teremos as eleições para as Autarquias. Vai ser uma correria enorme na expetativa de agradar aos seus Men´s e conseguir a ambiciosa profissão…
Quanto ao povo! Pois vai trabalhando e vivendo as dificuldades da vida, aproveitando nas horas vagas, para dizer o que pensa sobre os Boys e os Men´s, como estou fazendo agora…
Fernando Mendonça
