DIA DOS AÇORES: PSD DESTACA PAPEL DA AUTONOMIA E LIDERANÇA DOS AÇORES NA PROTEÇÃO DOS OCEANOS

O líder parlamentar do PSD/Açores, João Bruto da Costa, destacou na manhã desta segunda-feira, durante a Sessão Solene comemorativa do Dia da Região Autónoma dos Açores, a importância histórica e atual da autonomia política açoriana, sublinhando o papel crescente da Região na liderança ambiental e na proteção dos oceanos.

Na cerimónia realizada no Auditório do Ramo Grande, na cidade da Praia da Vitória, o deputado social-democrata começou por recordar os 50 anos da democracia portuguesa e os marcos fundacionais da autonomia regional, evocando a manifestação de 6 de junho de 1975 como “um momento decisivo” para a afirmação da identidade insular e para o direito dos açorianos à livre administração do seu território.

“Hoje, ninguém pode ter dúvidas: é em democracia, em liberdade e dando consistência a uma autonomia progressiva que podemos continuar a responder aos anseios dos povos insulares”, afirmou, acrescentando que “as autonomias permitiram-nos hoje olhar o futuro com ambição de equidade intergeracional”.

Bruto da Costa reiterou a intransigência do povo açoriano na defesa da sua liberdade, citando Ciprião de Figueiredo: “Antes morrer livres que em paz sujeitos”, como símbolo da rejeição de qualquer tentativa de subjugação externa.

O parlamentar frisou, porém, que os direitos autonómicos implicam também “irrenunciáveis responsabilidades”, entre elas a de assegurar um futuro sustentável para as próximas gerações. Nesse sentido, anunciou com orgulho que, neste mesmo dia, os Açores se destacam na conferência das Nações Unidas para os Oceanos, com a efetivação da criação de uma rede de áreas marinhas protegidas.

“Somos exemplo não apenas no que estamos a concretizar. Estamos no pelotão da frente”, referiu, sublinhando o reconhecimento internacional da liderança açoriana em matéria de sustentabilidade e gestão de recursos marinhos, numa altura em que a Comissão Europeia apresenta também o novo Pacto para os Oceanos.

João Bruto da Costa concluiu reforçando a ligação entre autonomia, desenvolvimento económico e proteção ambiental, afirmando que “os Açores completam hoje ainda melhor este ciclo virtuoso de autogoverno”. Citando Natália Correia, afirmou que “os Açores são a nossa certeza de traçar a glória de um povo”.

O discurso do líder parlamentar do PSD inscreveu-se numa cerimónia marcada pela evocação do passado, pela reflexão sobre o presente e pelo compromisso com um futuro mais sustentável, solidário e livre.

© PE