GOVERNO DOS AÇORES ENTREGA DUAS AMBULÂNCIAS AOS BOMBEIROS DE PONTA DELGADA

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu sexta-feira à cerimónia de entrega de duas ambulâncias de socorro à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada (AHBV-PD), no âmbito de um investimento global na modernização e reforço da resposta da Proteção Civil na Região.

Segundo nota de imprensa divulgada pela Presidência do Governo Regional, as viaturas agora entregues representam um investimento de cerca de 200 mil euros, inserido num pacote alargado de nove ambulâncias adquiridas para a Região Autónoma dos Açores, num total de aproximadamente um milhão de euros.

Na mesma ocasião, Bolieiro sublinhou que “investir nos bombeiros é investir na vida” e reafirmou o compromisso do executivo com o sector: “Nos Açores, a vida está e estará sempre em primeiro lugar”.

Este reforço junta-se à entrega recente de um Autotanque Pesado à mesma corporação, num investimento superior a 310 mil euros, elevando para mais de meio milhão de euros o montante aplicado exclusivamente na Associação de Ponta Delgada.

Durante a cerimónia, que contou também com a presença do Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, e outras entidades locais, José Manuel Bolieiro destacou a importância estratégica da corporação, que cobre os concelhos de Ponta Delgada e Lagoa. Com uma média superior a 13 mil ocorrências anuais, esta associação é responsável por cerca de 47% da atividade operacional da ilha de São Miguel.

O governante enalteceu ainda a atual liderança da AHBV-PD, sublinhando o “trabalho decisivo” do presidente João Paulo Medeiros e do comandante Nuno Barbosa na modernização e sustentabilidade da instituição.

José Manuel Bolieiro recordou o cenário que encontrou em 2020, quando assumiu funções: “As associações estavam em dificuldades financeiras, os bombeiros reclamavam a dignificação das carreiras, e os equipamentos encontravam-se no limite da sua vida útil. Era urgente e inadiável intervir”.

Desde então, o Governo dos Açores implementou diversas medidas de apoio e valorização dos bombeiros, entre as quais se destaca a revisão do Estatuto Social do Bombeiro, com benefícios diretos para os voluntários e suas famílias, bem como um novo modelo de financiamento, baseado em critérios de justiça e transparência.

Foram ainda entregues mais de 600 mil euros em equipamentos de proteção individual, e iniciado um Plano de Renovação da Frota Vermelha — o primeiro desde 2010 — que prevê a aquisição de 33 viaturas operacionais, num investimento superior a seis milhões de euros.

A área da Emergência Médica Pré-Hospitalar, que representa 90% da atividade dos corpos de bombeiros nos Açores, continua a ser uma prioridade do executivo. O Plano de Investimento para 2025 prevê 7,9 milhões de euros para esta área, o que representa um aumento de 61% face a 2020. Desde maio, foram alocadas à corporação de Ponta Delgada duas novas tripulações de emergência médica, num investimento anual adicional de cerca de 230 mil euros.

A cerimónia contou ainda com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Furtado, do Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, Rui Andrade, bem como de representantes da direção e comando da AHBV-PD.

© GRA | Foto: JF | PE