GOVERNO DOS AÇORES PROMOVE III SEMINÁRIO “DEMOCRACIAZ” EM SÃO JORGE

A Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, promove na próxima quinta-feira, 12 de junho, a terceira edição do Seminário “DemocraciAZ”, a ter lugar no Auditório Municipal das Velas, na ilha de São Jorge. A iniciativa insere-se no âmbito do Plano Regional para a Literacia e Participação Democrática Jovem, conforme refere a nota de imprensa divulgada sexta-feira.

Dedicado à reflexão sobre democracia representativa e participativa, o evento contará com a presença da Secretária Regional Maria João Carreiro, que presidirá à sessão de abertura. Segue-se uma comunicação de Jorge Botelho Moniz, investigador associado do IPRI-NOVA e do CIPES da Universidade Lusófona, subordinada ao tema “A Democracia Representativa e a necessidade de ser a voz dos cidadãos”.

O programa da manhã inclui ainda uma mesa-redonda intitulada “A Responsabilidade individual de ser a voz de um coletivo: a importância da representatividade da juventude e da comunidade”, com a participação de João Machado (Conselho Nacional de Juventude), Tiago Félix (Conselho Municipal de Juventude de Velas), Leoter Viegas (AIPA) e Jaime Vieira (Associação de Estudantes da EBS de Velas). A moderação estará a cargo do Diretor Regional da Juventude, Eládio Braga.

Durante a tarde, os trabalhos continuam na Escola Básica e Secundária de Velas, com um workshop prático dirigido a jovens, dedicado ao tema “Democracia representativa e participativa”.

Segundo o comunicado, o seminário integra os trabalhos de auscultação e debate que visam contribuir para a definição dos objetivos operacionais do Plano “DemocraciAZ”, um instrumento que o Governo dos Açores apresenta como multinível, transdisciplinar e interdepartamental, com o objetivo de promover o exercício ativo da cidadania por parte da juventude açoriana.

© GRA | Imagem: SRJHE | PE