AÇORES ASSINALAM DIA MUNDIAL DO AMBIENTE COM SEMANA DE AÇÕES EM TODAS AS ILHAS

Para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, que celebrou-se quinta-feira, a Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática dos Açores promove uma série de iniciativas em todas as ilhas do arquipélago, entre os dias 31 de maio e 8 de junho, com o objetivo de “sensibilizar, educar e envolver os cidadãos na preservação do ambiente”, segundo nota de imprensa divulgada pela Secretaria.

As comemorações oficiais tiveram um ponto alto na ilha do Faial, com a presença do Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, que participou em várias atividades na cidade da Horta. Entre elas, destacou-se a entrega de prémios do concurso de ideias “InovAção Climática”, dirigido aos jovens e promovido pela Direção Regional do Ambiente e Ação Climática, bem como a cerimónia de hasteamento da bandeira Eco-Escolas na Escola António José de Ávila.

“Estas iniciativas reconhecem o mérito e o envolvimento dos nossos jovens nas questões ambientais, incentivando a inovação e o pensamento crítico, na procura de soluções e contributos para o desenvolvimento sustentável das nossas ilhas”, afirmou o Secretário Regional, citado na mesma nota.

A jornada foi ainda marcada pelo lançamento do jogo de tabuleiro educativo “À Descoberta das Áreas Protegidas dos Açores”, destinado a alunos do 1.º ciclo, e apresentado numa sessão com uma turma da escola anfitriã. Segundo Alonso Miguel, o novo recurso didático “convida alunos e professores a conhecer melhor o extraordinário património natural dos Açores, explorando de forma dinâmica e acessível as nossas áreas protegidas, o seu papel na conservação da biodiversidade e no equilíbrio dos ecossistemas”.

O governante reforçou que o jogo passa a integrar a Oferta de Atividades de Sensibilização Escolar da Secretaria Regional, que tem vindo a ser alargada anualmente. Desde o seu lançamento, em 2022, já foram dinamizadas 2.370 ações, com a participação de mais de 51 mil pessoas. “Números expressivos que refletem o impacto positivo e crescente destas atividades no contexto escolar açoriano”, sublinhou.

O programa de comemorações inclui, ao longo da semana, *workshops* temáticos, ações de limpeza costeira, plantações de espécies endémicas, visitas a áreas naturais protegidas e atividades culturais e lúdicas — como teatro, música e jogos educativos — dirigidas a públicos de todas as idades. Outro destaque vai para a exibição do documentário “Alterações Climáticas – que futuro para os Açores?”, promovido pela própria Secretaria, com enfoque especial no público jovem.

“Queremos informar e despertar a atenção para os desafios que as alterações climáticas representam para o nosso arquipélago, promovendo uma mudança de atitudes e o compromisso, individual e coletivo, para com a sustentabilidade ambiental”, afirmou Alonso Miguel.

As iniciativas contam com a colaboração de várias entidades parceiras, incluindo organizações não-governamentais de ambiente, instituições de ensino e entidades privadas. Para Alonso Miguel, estas ações são uma demonstração do compromisso da Região Autónoma com a “preservação ambiental, proteção do património natural e promoção do desenvolvimento sustentável dos Açores”.

© GRA | Foto: SRAAC | PE