PJ FORMA BOMBEIROS DOS AÇORES EM PRESERVAÇÃO DE PROVA E IDENTIFICAÇÃO HUMANA

A Polícia Judiciária (PJ) está a ministrar, entre os dias 2 e 6 de junho, ações de formação especializada nas ilhas Terceira e de São Miguel, dirigidas ao Serviço Regional de Proteção Civil e às corporações de bombeiros dos Açores. As sessões incidem sobre preservação de prova e identificação humana em cenários de exceção, anunciou a PJ esta quarta-feira, em comunicado de imprensa.

O plano formativo, intitulado “O Papel dos Primeiros Intervenientes na Preservação da Prova”, tem como principal objetivo capacitar os operacionais para atuarem com maior rigor em situações críticas, como acidentes graves, incêndios ou catástrofes, onde a recolha e conservação de vestígios é essencial para uma investigação criminal eficaz.

Segundo a nota divulgada, a formação pretende dotar os participantes de competências para preservar e interpretar vestígios nos locais das ocorrências, aplicar os procedimentos adequados em emergência pré-hospitalar em casos de violência, analisar padrões de queima e transmitir com precisão dados elevantes à investigação criminal. Além disso, foca-se também na adoção de práticas corretas no âmbito da identificação humana em contextos de exceção, em estreita colaboração com a Polícia Judiciária.

As sessões são ministradas por três elementos da PJ: um Coordenador de Investigação Criminal, uma Inspetora e um Especialista de Polícia Científica.

Esta iniciativa insere-se no esforço conjunto de reforçar a articulação entre as forças de proteção civil e a PJ, promovendo uma resposta mais eficaz em cenários onde a preservação da prova pode ser decisiva para a resolução de crimes ou esclarecimento de acidentes.

© PJ | Foto: PJ | PE