OS “PAPA MOEDAS” CERCAM A PRAIA DA VITÓRIA

Damos uma volta pelos arredores da cidade, começando pelas Figueiras do Paim, subimos a Rua Francisco José Barcelos, passamos pela Rua da Artesia, descemos pelo Paço do Milhafre e paramos no Largo da Batalha, onde os referidos PAPA MOEDAS, (Parquímetros) nos dão uma pequena folga… Seguindo em frente, só nos livramos deles, ao passar a Avenida Álvaro Martins Homem e entrarmos na chamada Segunda Circular, junto ao Parque Infantil.

Esta é, mais uma das várias vezes, que trago a público esta questão dos ”PAPA MOEDAS”, que tanto incomodam os habituais frequentadores da nossa cidade, como também, quem nos visita ocasionalmente! Trago-a de novo, porque não faz nenhum sentido, numa cidade com a dimensão da Praia da Vitória, fazer tamanho cerco aos seus visitantes. Sim, Sra. Presidente, não faz nenhum sentido, andarmos constantemente a ser multados na Avenida Álvaro Martins Homem, sempre que queremos degustar um café num dos bares daquela zona. Mais ainda, quando são montadas as tendas no Parque da Marina, ficando o espaço gratuito, resumido a pouco mais de uma dúzia de viaturas.  

Sugeri num desses artigos de opinião, que se começasse a retirar os parquímetros de algumas ruas circundantes, tal como se fez na nossa vizinha cidade de Angra do Heroísmo, deixando-os apenas na zona centro. Pelo que me disseram, numa decisão tomada, entre os Comerciantes e a Autarquia Angrense. A Praia limitou-se a encerra-los aos Sábados e às 16 horas, os restantes dias da semana. Fez bem, mas pecou, ao aumentar o custo da primeira hora e alterar também todos os outros escalões, inclusive as multas como confirmei na última que paguei… Provando que atuou em benefício próprio e de prejuízo para os utentes.

Sra. Presidente, vou ter de lhe recordar de novo, o seu manifesto eleitoral anunciado em 2021. No capítulo, “Um Município voltado para a Cidade”, a determinada altura dizia o seguinte: “Rever o contrato com a DATAREDE, com vista à eliminação gradual dos parquímetros”. Até ao momento, esta Autarquia limitou-se àquilo que atrás já foi dito. Pode e deve Sra. Presidente, aproveitar os meses que lhe restam para o seu mandato e, cumprir a referida promessa eleitoral. A não ser que, perdoem-me a ironia… a receita desses Papa Moedas, seja contributo para a pintura do Ramo Grande, o qual me parece nunca ter sido pintado, desde que foi contruído.

Se esse for o motivo, os praienses são capazes de aceitar o sacrifício de os aturar mais uns tempos… Passando a outro tema, aproveito para sugerir que se pense, no que há tantos anos já se pensou, mas nunca foi concretizado por nenhum elenco Camarário. Construam um pavilhão multiusos e, deixem por uma vez, de andar, monta, desmonta tenda! Pode contribuir para alguma mão de obra, mas já fica feio para o nobre berço de Nemésio, que se quer transformar numa cidade merecedora do seu título de VITÓRIA!

Fernando Mendonça

Deixe um comentário