
A Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego anunciou esta quarta-feira, 4 de junho, o lançamento do REDES – Rede Regional de Voluntariado Jovem, um novo programa que visa promover a participação cívica e comunitária dos jovens açorianos, através de projetos de voluntariado em todo o arquipélago.
De acordo com a nota de imprensa divulgada pela Secretaria Regional, o programa destina-se a jovens entre os 15 e os 28 anos, independentemente da sua situação escolar ou profissional, e contará com duas modalidades distintas: uma de curta duração, com projetos entre 1 e 5 dias, e outra regular, com duração entre 3 e 9 meses.
Na sessão inaugural do roteiro “JUVENTUDE.AZORES – Conhece a Tua DRJ!”, que decorreu nas Lajes do Pico, a Secretária Regional da Juventude, Maria João Carreiro, explicou que o regulamento do REDES está a ser finalizado e será brevemente publicado em Jornal Oficial, sendo que o período de candidaturas está previsto para arrancar ainda este mês.
Nos projetos de curta duração, que poderão incluir atividades como a requalificação de moradias ou a recolha de animais vadios, os jovens receberão bolsas entre os 21 e os 75 euros. Já nos projetos regulares, desenvolvidos em instituições com atividade permanente – como lares de idosos ou associações de apoio à deficiência – a bolsa mensal poderá atingir os 180 euros, num total de até 1.620 euros por nove meses de voluntariado.
“Com este novo programa, queremos afirmar a importância do voluntariado para o desenvolvimento pessoal, social e comunitário, através da partilha de conhecimentos, práticas, perspetivas e intervenções que se traduzem na aquisição de aptidões e competências cruciais na formação dos jovens”, afirmou a governante, citada na referida nota.
Maria João Carreiro apelou ainda à adesão das entidades parceiras, nomeadamente IPSS, associações e outras organizações sem fins lucrativos, que serão essenciais para a implementação dos projetos. “Se é certo que os programas de juventude não vivem sem os jovens, também não é errado dizer-se que as entidades, associações e organizações são essenciais na dinamização destes mesmos programas para os nossos jovens”, sublinhou.
O roteiro “JUVENTUDE.AZORES”, que percorre várias ilhas açorianas, tem como objetivo divulgar os mais de dez programas da Direção Regional da Juventude, abrangendo áreas como associativismo, empreendedorismo, mobilidade, ocupação, formação e voluntariado. As sessões interativas envolvem não só os jovens, mas também as entidades locais, com o propósito de alargar o conhecimento e facilitar o acesso a estas oportunidades.
A sessão de abertura contou com a presença de diversas entidades locais, entre as quais o Vice-Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico, Manuel Pimentel, o Presidente da Câmara Municipal de São Roque do Pico, Luís Filipe Silva, o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Madalena, Mário Silva, o Presidente do Conselho Executivo da Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico, José Ferreira, e o Diretor Regional da Juventude, Eládio Braga.
© GRA | Foto: SRJHE | PE
