
A Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, presidiu esta segunda-feira, em Santa Clara, Ponta Delgada, à cerimónia de consignação da empreitada de construção de 22 moradias unifamiliares, adjudicada à empresa Caetano & Medeiros – Sociedade de Construção e Imobiliária, Lda., num investimento total de 3.947.334,33 euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Na ocasião, que incluiu também o lançamento da primeira pedra, a governante destacou o impacto social da obra, sublinhando que esta “vai muito para além da construção de edifícios”. Trata-se, segundo Maria João Carreiro, de um “investimento com rosto social, que garante o acesso das famílias açorianas a uma habitação condigna, segura e acessível”.
A empreitada, com um prazo de execução de 420 dias, prevê a construção de 18 moradias de tipologia T3, com uma área de 97,3 m², e quatro moradias T4, com 112,7 m², todas em regime de habitação unifamiliar de dois pisos.
As novas habitações serão disponibilizadas em regime de arrendamento com opção de compra, através de concursos públicos. Este modelo de acesso à habitação foi recentemente regulamentado pelo Governo Regional e enquadra-se numa estratégia mais ampla que prevê, até ao final de 2024, a disponibilização de 93 soluções habitacionais, num investimento global de 13,5 milhões de euros.
Segundo a nota de imprensa divulgada pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, a governante afirmou que “a habitação é uma política pública transformadora”, reforçando que o Executivo Açoriano está a agir com “ação concreta e visão de futuro” para garantir que “ninguém fica para trás”.
A responsável pela pasta da Habitação recordou ainda que, em 2023, o Governo dos Açores investiu cerca de 465 mil euros na execução das infraestruturas urbanas do loteamento de Santa Clara, preparando o terreno para o arranque da obra agora formalmente iniciada.
A cerimónia contou com a presença do Presidente da Assembleia Municipal de Ponta Delgada, Cláudio Almeida, do Vice-Presidente da Câmara Municipal, Pedro Furtado, do Diretor Regional da Habitação, Daniel Pavão, e de Luís Medeiros, em representação da empresa adjudicatária.
Esta empreitada representa mais um passo no reforço das políticas de habitação na Região Autónoma dos Açores, promovendo soluções diversificadas de acesso à casa própria e valorizando a qualidade de vida das famílias açorianas.
© GRA | Foto: SRJHE | PE
