
O próximo ano letivo nos Açores terá início preferencial a 15 de setembro de 2025, com possibilidade de arranque já a partir do dia 11, conforme a autonomia de cada escola e desde que sejam cumpridos os dias letivos legalmente estipulados. A informação foi divulgada esta segunda-feira pela Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto, através de nota de imprensa.
O calendário escolar do ano letivo 2025/2026 foi debatido e aprovado por unanimidade na reunião do Conselho Coordenador do Sistema Educativo, que reuniu os presidentes dos conselhos executivos e diretivos de todas as escolas da Região Autónoma dos Açores.
De acordo com o calendário agora definido, o primeiro trimestre termina a 19 de dezembro, altura em que se inicia a habitual interrupção letiva para o Natal. As aulas retomam a 5 de janeiro de 2026 e decorrem até 27 de março, dando lugar à pausa da Páscoa. O terceiro período começa a 13 de abril e prolonga-se até 26 de junho, dependendo do ciclo e nível de ensino, bem como da realização das provas finais de avaliação.
Está também prevista uma interrupção letiva para o Carnaval, entre os dias 16 e 18 de fevereiro de 2026.
Na mesma reunião, foi ainda aprovado o calendário escolar para os anos letivos de 2026/2027 e 2027/2028, cujos inícios estão agendados, preferencialmente, para o dia 14 de setembro em ambos os anos.
A Secretaria Regional sublinha que o calendário agora aprovado garante a previsibilidade e a organização do ano letivo, respeitando a legislação em vigor e assegurando a autonomia das unidades orgânicas do sistema educativo regional.
© GRA | PE
