JUNCAL CONQUISTA TÍTULO NACIONAL FEMININO DE TÉNIS DE MESA

O Grupo Desportivo do Cento Social (GDCS) do Juncal sagrou-se sábado, 31 de maio, campeão nacional da 1.ª Divisão feminina de ténis de mesa, pela segunda vez na sua história, repetindo o feito alcançado em 2013/14. A formação oriunda da localidade de Juncal, freguesia de Santa Cruz, concelho da Praia da Vitória, superou o CTM Mirandela por 3-2, no segundo jogo da final do play-off, disputado no Pavilhão Reginorde, em Mirandela.

Depois de ter vencido o primeiro encontro da final por falta de comparência da equipa adversária, o Juncal confirmou o título numa partida muito equilibrada, frente à formação transmontana, detentora de 23 títulos nacionais.

Segundo a nota publicada na internet pela Federação Portuguesa de Ténis de Mesa (FPTM), a equipa campeã, orientada por Luís Sousa, alinhou com Gabriela Feher, Joana Coelho, Júlia Leal e Tatiana Garnova, enquanto o CTM Mirandela, treinado por Xie Juan, foi representado por Annamaria Erdelyi, Inês Matos, Li Jhun e Mariana Santa Comba.

Na decisão deste sábado, os cinco jogos realizados espelharam o equilíbrio entre as equipas. O par Li Jhun/Inês Matos abriu a contenda com uma vitória sobre Garnova e Leal por 3-1. Seguiram-se vitórias de Tatiana Garnova e Júlia Leal nos jogos de singulares, empatando a final. Li Jhun devolveu a liderança às mirandelenses ao bater Gabriela Feher, mas a mesma atleta do Juncal selou o triunfo da sua equipa ao vencer, por 3-1, Annamaria Erdelyi no jogo decisivo.

“É um sonho concretizado”, afirmou o treinador Luís Sousa, em declarações à FPTM. “No jogo de hoje estivemos irrepreensíveis. Foi uma vitória claramente do coletivo, com uma vitória de cada uma das nossas atletas, em que todas elas estiveram muito bem”, sublinhou, destacando a prestação serena e eficaz de Gabriela Feher no jogo decisivo. O técnico agradeceu ainda ao clube e a todos os que apoiaram a equipa ao longo da época, afirmando: “É por eles que vamos levar a taça para casa.”

Entre as atletas, o sentimento era unânime de felicidade e gratidão. Tatiana Garnova destacou o apoio recebido e agradeceu ao treinador, direção e colegas de equipa. Júlia Leal frisou a importância do trabalho coletivo: “Jogámos todas muito bem.” Gabriela Feher, por sua vez, resumiu: “Estou muito contente por ter ganho o Campeonato português.”

Com este título, o GDCS do Juncal soma agora dois campeonatos nacionais da 1.ª Divisão, colocando um ponto final na hegemonia recente do CTM Mirandela, vencedor da última edição e com um histórico de domínio no ténis de mesa feminino nacional.

© FPTM | Foto: FPTM | PE