NOVO TRILHO PEDESTRE NAS FAJÃS DO TOLEDO VALORIZA PATRIMÓNIO NATURAL E CULTURAL DE SÃO JORGE

O Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, presidiu esta quarta-feira à inauguração do Trilho PRC08SJO Fajãs do Toledo, nas Velas, ilha de São Jorge. Trata-se de uma nova Pequena Rota circular com 7,2 km de extensão que atravessa zonas de elevado valor ecológico e patrimonial, reforçando a rede oficial de percursos pedestres dos Açores.

De acordo com a nota de imprensa divulgada pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, o novo percurso atravessa a Área Protegida para a Gestão de Habitats e Espécies da Costa Noroeste e a zona núcleo da Reserva da Biosfera das Fajãs de São Jorge, dando a conhecer as fajãs Manuel Teixeira, Rasa e Vasco Martins — locais marcados pela história agrícola e pela vida comunitária tradicional da ilha.

Durante a cerimónia, Alonso Miguel sublinhou a importância da iniciativa como um contributo claro para a proteção, valorização e promoção do património natural e cultural da Região. “Os Açores ostentam um extraordinário património natural, histórico, cultural e identitário, que importa proteger e valorizar, num processo contínuo, que exige reflexão e adaptação constante a novos desafios”, afirmou.

O governante lembrou que São Jorge integra a lista de quatro ilhas açorianas classificadas como Reservas da Biosfera pela UNESCO e destacou o papel estratégico dos trilhos pedestres no desenvolvimento sustentável do turismo e na dinamização económica local. “É fundamental apostar na valorização de todo este património, que representa um importante ativo turístico e um catalisador do desenvolvimento económico e social de uma Região que tem a sustentabilidade como imagem de marca”, frisou.

Segundo Alonso Miguel, só em São Jorge, a Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática investiu mais de 200 mil euros nos últimos quatro anos na aquisição de equipamentos adequados à manutenção dos percursos pedestres integrados no Parque Natural de Ilha, evidenciando o compromisso do Governo com a promoção de um turismo ambientalmente responsável.

A nova rota, que se inicia junto à Ermida de São José, percorre antigos campos de cultivo, oferece panorâmicas sobre a Ponta Furada, a Fajã do Ouvidor e, em dias limpos, as ilhas Graciosa e Terceira. Passa ainda por ruínas agrícolas, cascatas como o Poço das Airoses e vegetação endémica, incluindo urze, cedro-do-mato e sanguinho.

 “Este trilho é um autêntico corredor de memórias que conta a história das vivências nas fajãs, marcada pelo trabalho árduo”, declarou Alonso Miguel, explicando que as fajãs do Toledo, como tantas outras da ilha, eram tradicionalmente usadas pelas populações durante o inverno, aproveitando o clima mais ameno e a abundância de recursos naturais.

Com esta inauguração, a rede oficial de trilhos pedestres dos Açores passa a contar com 99 percursos, totalizando 878 km de extensão, dos quais 11 estão localizados na ilha de São Jorge (nove Pequenas Rotas e duas Grandes Rotas, com cerca de 130 km no total).

Alonso Miguel concluiu a sua intervenção destacando que este investimento contínuo “se traduz numa aposta clara na valorização do património natural, cultural e histórico dos Açores, na promoção da preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável do turismo”, acrescentando que o novo trilho das Fajãs do Toledo “fica agora ao serviço dos açorianos e de quem visita a Região”.

© GRA | Foto: SRAAC | PE