
15h00, a iniciativa “Hospital Cufitas”, também conhecida como Hospital da Bonecada, dirigida a cerca de 150 crianças do 1.º e 2.º ciclos do concelho da Lagoa. A ação decorre no auditório da unidade hospitalar e visa aproximar os mais novos do universo da saúde, reduzindo o medo associado ao contexto hospitalar. A informação foi avançada em nota de imprensa enviada às redações pelo Hospital CUF Açores.
De acordo com o comunicado, o principal objetivo da iniciativa é “reduzir o receio que as crianças possam ter em relação ao ambiente hospitalar, promovendo, em simultâneo, a proximidade entre o hospital e a comunidade local”.
Durante a visita, cada criança levará um boneco ou peluche, que assumirá o papel de “paciente”. Com o apoio dos profissionais de saúde da unidade, os pequenos visitantes vão acompanhar os seus “doentes” por várias etapas de uma experiência hospitalar simulada — desde a triagem até ao bloco operatório — através de um percurso lúdico e educativo.
A dinâmica foi especialmente concebida para ser “interativa e adaptada à idade das crianças”, permitindo-lhes compreender os procedimentos médicos básicos de forma simples, segura e divertida.
O Hospital Cufitas insere-se nas iniciativas de responsabilidade social e de promoção da literacia em saúde do Hospital CUF Açores, reforçando o seu papel ativo na comunidade e a sua missão de prestar cuidados centrados na pessoa, desde a infância.
© CUF | Foto: CUF | PE
