
A Irmandade do Império do Rossio, em Santa Cruz, Praia da Vitória, divulgou esta terça-feira, 27 de maio, nas suas redes sociais, o programa oficial das Festas do Império do Rossio 2025. O evento, que se realiza entre 5 e 14 de junho, promete “cor, tradição, fé e alegria”, como refere a publicação oficial, e contará com diversas atividades religiosas, culturais e recreativas.
O arranque das festividades está marcado para quinta-feira, 5 de junho, com a tradicional chegada do vinho. No sábado, dia 7, terá lugar a bênção do pão e do vinho, seguida da distribuição do bodo pelos irmãos. O domingo, 8 de junho, será dedicado à missa por alma dos irmãos falecidos (12h00) e ao bodo e distribuição de pão e vinho (14h00), encerrando com o terço às 21h00.
Na segunda-feira, 9 de junho, o destaque vai para a abertura da iluminação (20h15), mudança da coroa (20h30) e a atuação de Francisco Ourique pelas 22h30. A 10 de junho, terça-feira, além do terço animado pelo Grupo de Jovens Fontes de Esperança – Fontinhas (21h00), realiza-se uma tradicional cantoria às 22h00 com os cantadores José Eliseu, José Esteves, José Fernandes e Roberto Toledo, acompanhados pelos tocadores Francisco Coelho (Viola da Terra) e José Avelino Borges (violão).
Nos dias seguintes, o programa inclui momentos de oração e animação musical. A tourada à corda ocorre a 12 de junho (quinta-feira, 18h30), e no sábado, 14 de junho, será novamente realizada com animação da AzorBrass Charanga. Há ainda bezerra para crianças (13 de junho) e uma excursão ao tentadeiro (14 de junho, 10h00).
O evento conta com a colaboração de diversos grupos juvenis e musicais e com uma equipa de mordomos composta por Bruno Costa, César Cardoso, Dino Valadão, Duarte Pereira, Elvino Mendes, Fábio Lima, Luís Moniz e Osvaldo Barcelos.
Segundo a Irmandade, esta será “uma celebração que junta toda a comunidade” e onde “não vai faltar animação, boa música, touradas, cantorias e… claro, muitos petiscos para todos os gostos!”.
As Festas da Irmandade do Império do Rossio são um dos momentos mais aguardados do calendário festivo santacruzense, reforçando os laços comunitários em torno da tradição do Espírito Santo.
© IIR | Imagem: IIR | PE
