
A Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades segunda-feira, 26 de maio, a revista “Açorianidade”, numa cerimónia integrada na receção oficial a emigrantes representativos presentes nas Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres. A receção foi promovida pelo Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, no Palácio da Conceição, em Ponta Delgada.
Segundo a nota de imprensa divulgada terça-feira pela Secretaria Regional, a revista é uma iniciativa da Direção Regional das Comunidades e terá periodicidade semestral, com o objetivo de divulgar ações, eventos e iniciativas que promovem a valorização das comunidades açorianas e o seu relacionamento com a Região Autónoma.
A edição inaugural da publicação, com 232 páginas e editada em português e inglês, é dedicada ao primeiro colóquio internacional “Pensar a Diáspora”, que decorreu nos dias 20 e 21 de março, no Coliseu Micaelense. O evento reuniu personalidades açorianas de destaque oriundas das comunidades da Bermuda, Brasil, Canadá, Estados Unidos da América e Uruguai, e constitui a base editorial desta primeira edição.
A revista abre com uma mensagem institucional do Presidente do Governo, seguida de um prefácio do Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão. Inclui também as intervenções de Luís Garcia, presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Pedro Nascimento Cabral, presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, e José Andrade, diretor regional das Comunidades, todos intervenientes na sessão de abertura do colóquio.
Entre os destaques da publicação está a conferência inaugural de Onésimo Teotónio Almeida, bem como os textos das comunicações apresentadas nos sete painéis temáticos: político, cultural, social, económico, geracional, comunicacional e institucional. Estes contam com contributos de diversos oradores, como António Cabral, Lélia Nunes, Diniz Borges, Richard Ambrósio, Francisco Resendes, entre outros.
A Secretaria Regional sublinha que a revista “reafirma o compromisso contínuo do Governo dos Açores com o fortalecimento dos laços entre a Região e as suas comunidades”, promovendo a partilha de experiências e iniciativas que enriquecem a relação com a diáspora.
A versão impressa agora lançada será complementada por uma edição digital, que visa facilitar a sua divulgação junto das comunidades açorianas espalhadas pelo mundo.
© GRA | Imagem: DRCom | PE
